Em alusão ao Junho Violeta, campanha nacional de conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa, idosos atendidos pela Assistência Social de Joaçaba e Ibicaré participaram, nesta quarta-feira (24), de um encontro especial realizado no município de Ibicaré/SC.

A ação teve como objetivo promover a reflexão sobre os diferentes tipos de violência que atingem a população idosa, além de fortalecer vínculos e proporcionar momentos de convivência e troca de experiências. Durante o evento, foi realizada uma roda de conversa abordando temas como respeito, dignidade, valorização da pessoa idosa e a importância da denúncia de situações de violência, preconceito, negligência e abandono.
O Junho Violeta é uma campanha anual que busca sensibilizar a sociedade sobre os direitos da pessoa idosa. A cor violeta simboliza a dignidade e o respeito, além de fazer referência à flor violeta, que representa a fragilidade e a beleza, lembrando que os idosos necessitam de cuidado, atenção e proteção para viver com qualidade de vida.
A violência contra a pessoa idosa é uma realidade que ultrapassa fronteiras municipais e afeta idosos em toda a região e no país. Por isso, ações de conscientização são fundamentais para ampliar o conhecimento da população sobre o tema e incentivar a construção de uma sociedade mais acolhedora e respeitosa.
Como forma de carinho e valorização, todos os participantes receberam uma muda de rosa, simbolizando o cuidado, o afeto e a importância de cultivar o respeito e a proteção às pessoas idosas.

Fonte: Ascom
Rádio Líder