Foto: Divulgação/ND Mais
A primeira onda de frio do inverno atua com força sobre o Brasil e deve provocar uma das semanas mais geladas do ano, especialmente na Região Sul. Além disso, há alerta para congelamento de pistas em áreas de serra e possibilidade de geadas amplas nos próximos dias.
As noites e madrugadas seguem com temperaturas muito baixas, aumentando o risco de desconforto térmico, hipotermia e agravamento de doenças cardiorrespiratórias.
A previsão indica que a madrugada de quarta-feira (24) será a mais fria do período, com temperaturas negativas se espalhando desde o Extremo Oeste até as áreas de planalto na região Sul.
O frio intenso também alcança parte do Sudeste, Nordeste e Norte do país. Os meteorologistas acompanham com atenção a intensidade do fenômeno, que deve permanecer atuando ao longo de praticamente toda a semana.
Onda de frio traz risco de gelo nas estradas e temperaturas negativas, alerta especialista
A onda de frio deve manter as temperaturas extremamente baixas no Sul pelo menos até quinta-feira (25), segundo as projeções meteorológicas.
De acordo com o engenheiro agrônomo da Climaterra, Ronaldo Coutinho, os termômetros poderão registrar marcas impressionantes em diversas cidades.
“Teremos uma semana gelada no sul do país. A terça, a quarta e quinta terão temperaturas mínimas no sul.”
Ainda segundo o especialista, em algumas áreas da Serra Catarinense o frio será ainda mais intenso.
Segundo o engenheiro agrônomo, as temperaturas serão em grande parte abaixo de zero, podendo chegar entre -7°C e -10°C na Serra Catarinense.
Além do frio extremo, existe preocupação com a formação de gelo sobre rodovias e pistas nas regiões mais elevadas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Também há risco de congelamento e possibilidade de chuva no fim de semana, o que pode agravar as condições de circulação em algumas áreas.
Fonte: Nd Mais
Rádio Líder