
No dia 14 de novembro, o Centro de Referência do Idoso (CRI) de Joaçaba recebeu uma roda de conversa voltada à prevenção e aos cuidados relacionados a golpes e fraudes. A iniciativa, promovida pelo Conselho Comunitário de Segurança em parceria com o CRI, teve como objetivo orientar os idosos do município sobre como identificar e evitar situações de risco, especialmente no ambiente digital e no sistema bancário.
O encontro contou com a presença do delegado da DPCO, Dr. Deyvid Tranche Lima, que apresentou os principais cuidados relacionados ao uso de dados pessoais e senhas, além de explicar os golpes mais comuns, como ligações fraudulentas, pedidos de depósitos bancários e outras práticas realizadas por criminosos.

A roda de conversa também teve a participação do professor Marcelo Cendron, do IFC, e dos colaboradores Cassio Durigon, da Unoesc, e Daniele Fell, do SESC. Eles abordaram os golpes realizados com o uso de Inteligência Artificial (IA), destacando como imagens, vídeos e áudios podem ser manipulados para enganar as pessoas. Além disso, compartilharam estratégias de prevenção, reforçando a importância de desconfiar de conteúdos suspeitos e adotar cuidados com senhas, aplicativos e informações pessoais.
Fonte: Ascom
Rádio Líder