
A Rede Municipal de Ensino de Joaçaba participou, nesta terça-feira (18), da formatura de 370 crianças do 3º ano que concluíram as atividades do Projeto Golfinho, realizado no Ginásio de Esportes da UNOESC – Campus I. Participaram alunos das escolas Nossa Senhora de Lourdes, CERT, Rotary, CEFREI, Nuperajo, Julieta, Girassol, Marista e Conexão, nos períodos matutino e vespertino.
Ao longo do projeto, os estudantes receberam oito horas de formação preventiva sobre segurança nos meios aquáticos, incluindo orientações sobre sinalização de praias, riscos das correntes de retorno, cuidados com queimaduras de água-viva, além de informações sobre rios, lagos, cachoeiras e piscinas, onde os acidentes costumam ocorrer por quedas, saltos indevidos ou comportamentos inseguros.
As crianças também aprenderam sobre alimentação adequada, exposição ao sol, proteção ambiental, vestimentas recomendadas para ambientes aquáticos e a importância do trabalho dos guarda-vidas. Um dos lemas reforçados durante as atividades e que marcou os participantes foi: “Água no umbigo, sinal de perigo”.

A Secretária de Educação de Joaçaba, Rosane Kunen, destacou a importância do projeto para a formação dos estudantes. “Iniciativas como o Projeto Golfinho reforçam nossa missão de cuidar das nossas crianças também fora da sala de aula, preparando-as para atitudes seguras, responsáveis e conscientes. É um investimento em educação, prevenção e proteção à vida”, afirmou Rosane.
Durante a cerimônia, receberam o Diploma Amigo do Golfinho a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Kalisle Zanella, o prefeito Vilson Sartori, e a secretária de Educação, Rosane Kunen, reconhecidos como parceiros fundamentais do projeto.

Fonte: Ascom
Rádio Líder