
Na quinta-feira, dia 08 de maio, nas dependências do Departamento Municipal de Cultura de Herval d’Oeste, aconteceu a assembleia geral da Associazione Bellunese di Herval d’Oeste, que marcou oficialmente a reativação da entidade no município com a eleição da nova diretoria para o biênio 2025-2027.
A noite foi marcada pelo compromisso com a preservação das raízes italianas na região, especialmente entre as famílias descendentes dos imigrantes que ajudaram a construir a identidade do oeste catarinense. Entre os destaques do encontro a exibição de um vídeo enviado por Patrick Juliano Zancanaro Campos, um dos fundadores da associação local e atual representante das instituições Associazione Bellunesi nel Mondo e Federazione Folk La Serenissima na região Sul do Brasil. Em sua mensagem, Patrick destacou: “reativar a associação é mais do que celebrar as memórias dos nossos antepassados. Hoje, as entidades italianas espalhadas pelo mundo desempenham um papel essencial na construção de pontes entre culturas, promovendo intercâmbios universitários, conexões comerciais, turismo cultural e desenvolvimento social. Herval d’Oeste tem muito a contribuir e a aprender com municípios da Itália, e esse é um caminho que começa com a união de todos em torno de nossas origens.”
A assembleia elegeu por aclamação os novos membros da diretoria executiva e do conselho fiscal, que terão a missão de reestruturar a associação, implementar projetos culturais e artísticos, além de buscar parcerias internacionais com cidades italianas por meio do “gemellaggio” (irmandade entre municípios).
Luiz Fernando Spessatto (Nando) assume a presidência e em sua primeira declaração destacou “assumir a presidência da Associazione Bellunese é, para mim, quase um compromisso moral. Sou músico e há mais de 30 anos trabalho com músicas italianas, levando nossa tradição para os palcos, eventos e festivais culturais. Por duas décadas, apresentei um programa de rádio dedicado à cultura italiana na Rádio Líder, o que me permitiu conhecer e me conectar ainda mais com as raízes da nossa gente. Percebo que reativar a Bellunese é fundamental para manter vivas as tradições que herdamos dos nossos avós e bisavós, mas também para modernizá-las e conectá-las ao presente. Queremos que a associação seja um espaço acolhedor, educativo, festivo e estratégico — onde se canta, se dança, se aprende, se ensina e se constrói pontes com a Itália. O futuro da nossa identidade italiana depende da participação ativa das novas gerações, e é isso que vamos buscar com muito trabalho, carinho e dedicação.”
O ex-presidente Edson Ferrari, que também foi eleito para o novo Conselho Fiscal, destacou a importância desse momento: “trabalhamos muitos anos para manter viva as tradições italianas, e agora, ver pessoas mobilizadas para retomar a associação é motivo de orgulho. Isso mostra que o sentimento de pertencimento à cultura italiana segue forte em nossa comunidade. A nova diretoria assume um desafio grande, mas tem talento e comprometimento para fazer a diferença.”
Convite ao recadastramento e novas associações
A nova diretoria convida todos os associados antigos a realizarem o recadastramento, e também abre as portas para novos interessados em fazer parte da Associazione Bellunese. A inscrição é gratuita e está disponível por meio do formulário online. Basta acessar o link https://forms.gle/ucd7itbf7BTmSwve7. Podem se associar pessoas de todas as idades, com ou sem ascendência italiana, que tenham afinidade com a cultura e queiram participar de atividades como aulas de italiano, danças, festas típicas, viagens culturais, oficinas e intercâmbios. “No ano que marca os 150 anos da imigração italiana no Brasil, esse momento vivido pela associação representa um novo ciclo de esperança e construção coletiva, com foco na valorização da herança dos imigrantes que cruzaram o oceano e encontraram no Brasil, especialmente no Oeste de Santa Catarina, um lar onde semearam tradições, valores e histórias que merecem ser preservadas e transmitidas”, reforçou Spessatto.
Confira a nova diretoria:
Diretoria Executiva
• Presidente: Luiz Fernando Spessatto
• Vice-presidente: Aline Andres
• Secretária Geral: Luciana Pereira Tesser
• Tesoureira: Geisa Bernardi
• Diretor de Educação e Cultura: André Luiz Nunes
• Diretora Social: Tania Maria dos Santos Nodari
Conselho Fiscal
- Edson Antonio Ferrari
- Eduardo Comin
- Hercília Pozzobon
- Angelo Radavelli
- Silvana Ferreira
Fonte: Ascom