Empossado novo Conselho Municipal de Saúde de Joaçaba

Aconteceu no último dia 21 de dezembro, a posse dos novos membros do Conselho Municipal de Saúde de Joaçaba, para o biênio 2018-2019. O atual presidente, Jair Schüler, que está deixando o Conselho de Saúde após 15 anos de atuação como conselheiro, sendo os últimos 8 anos como presidente do colegiado, relatou os avanços que o Conselho teve ao longo desse período e os desafios que foram superados para tornar o Conselho de Saúde de Joaçaba um dos mais atuantes do estado.

Empossado novo Conselho Municipal de Saúde de Joaçaba
Empossado novo Conselho Municipal de Saúde de Joaçaba

Em seu pronunciamento, o secretário de Saúde Celso Brancher, agradeceu aos conselheiros do mandato atual pelo trabalho que desempenharam durante os últimos dois anos e, em seguida, deu as boas vindas aos membros do novo colegiado. Representando o prefeito municipal, ele declarou empossado o novo colegiado.

Após a posse, foi eleito por consenso do novo colegiado o Núcleo de Coordenação, que terá como presidente Mariana Zopeletto, vice-presidente Aurélio Biazotto, 1º Secretário Luiz Néri Karloh e 2ª Secretária Antônia Fátima Gab. Em seguida também foram definidos os membros para as Comissões Permanentes de Finanças e de Serviços Terceirizados, o Coordenador da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador – CISTT e os representantes do Conselho no Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos (CEP) da UNOESC e no Comitê de Bioética do Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST).

O Conselho de Saúde é composto por dezesseis titulares e dezesseis suplentes, sendo 50% entidades representantes dos usuários, 25% entidades representantes dos profissionais de saúde e 25% representantes dos gestores e prestadores de serviços conveniados. É um órgão deliberativo e permanente do Sistema Único de Saúde (SUS) e tem por finalidade atuar na formulação, acompanhamento, avaliação e fiscalização das ações e serviços de saúde. Também atua no controle da execução da política municipal de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, na proposição de estratégias de saúde e na promoção do processo de controle social em toda a sua plenitude, no âmbito dos setores público e privado. Os conselheiros não possuem nenhum tipo de remuneração, sendo um serviço voluntário de relevância pública.

As reuniões do Conselho acontecem uma vez por mês, e por deliberação do novo colegiado, em 2018 acontecerão sempre na última quinta-feira de cada mês, às 18hs, no auditório da Secretaria de Saúde. As reuniões são abertas ao público.

Fonte: Conselho Municipal de Saúde

Veja agora

Professora de educação física morre em colisão na BR-153

Uma jovem de 28 anos perdeu a vida na manhã desta quarta-feira (20) em um …