O frio intenso que surpreendeu a todos no fim de semana em Santa Catarina deve permanecer até quarta-feira, dia 14, conforme a Defesa Civil.
A atuação de uma massa de ar frio de origem polar mantém as temperaturas baixas e a sensação de frio nos próximos dias. Na madrugada desta segunda-feira, dia 12, o município de Urupema, na Serra catarinense, registrou -3.4ºC, a menor temperatura do estado. Mesmo com o predomínio do sol, as temperaturas não passam dos 18°C à tarde.
Devido a um reforço trazido por uma nova massa de ar frio, o amanhecer de terça-feira, dia 13, será ainda mais gelado, com temperaturas mínimas negativas e próximas dos 0°C do Extremo-Oeste aos Planaltos e demais regiões serranas. Na porção Meio-Oeste, as mínimas variam de -1 a -5°C.
A quarta-feira, dia 14, segue com temperaturas mínimas baixas em todo o estado, porém o frio diminui em relação ao dia anterior. A tarde será ensolarada e de temperaturas amenas, entre 20 e 23°C.
Com o frio, o risco é moderado para ocorrências como desconforto térmico, agravamento de doenças cardiorrespiratórias e hipotermia, segundo a Defesa Civil.
Próximos dias
O tempo segue estável entre a quinta, dia 15 e a sexta-feira, dia 16, com temperaturas baixas no amanhecer. Já durante as tardes, os ventos favorecem aumento das temperaturas, principalmente na sexta, quando as máximas se aproximam dos 30°C no estado.
Fonte: Oeste Mais