Cassiano Klein, do Joinville, quebrou uma hegemonia de 11 temporadas e foi nomeado o melhor técnico de futsal masculino do mundo no ano de 2022 – na época, treinava o Cascavel. O profissional foi eleito pelo portal Futsal Planet, que organiza a premiação desde 2003.
A nomeação de Cassiano aconteceu agora porque não houve a premiação em 2022 e o portal adiou para o final do ano passado. Contudo, só divulgaram o resultado no domingo, dia 12 de maio.
Cassiano Klein foi campeão da Libertadores com o Cascavel em 2022 — Foto: Divulgação/Cascavel Futsal
A última vez que um não-europeu ganhou o prêmio foi em 2010, com Fernando Ferretti conquistando o título pela segunda vez. Na época, Ferretti estava no Jaraguá, onde foi campeão da Liga Nacional de Futsal e da Superliga.
Desde então, Fulvio Colini (ITA), Marc Carmona (ESP), Faustino Pérez (ESP) e Nuno Dias (POR) venceram uma vez cada, Jesús Velasco (ESP) conquistou o prêmio cinco vezes consecutivas e Andreu Plaza (ESP) duas vezes seguidas.
O Futsal Planet também anunciou o italiano Massimiliano Klein, do Città di Falconara (ITA), o melhor técnico do mundo de clube de futsal feminino. Entre os técnicos de seleções, Jorge Braz, de Portugal, ganhou no masculino, e Claudia Pons, da Espanha, no feminino.
Dos melhores clubes do mundo no ano de 2022, o Barcelona (ESP) ganhou o título no masculino e o Città di Falconara no feminino.
O portal ainda precisa divulgar os prêmios de melhor jogador e melhor jogadora do mundo, sem data para os anúncios, para iniciar a premiação de 2023.
Cassiano foi técnico do Joaçaba Futsal durante 6 anos, entre 2012 e 2018, onde disputou mais de 300 jogos com a equipe. Ele falou ao Esporte Líder sobre a conquista. Ouça abaixo:
Fonte: GE