Foi aprovado por unanimidade na sessão da última segunda-feira (27), o Requerimento nº 047/2023 de autoria dos vereadores Emerson Martini, Dhiego Costa e Olacir Cavalli. Eles solicitam ao Poder Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente juntamente com o EPAGRI, que seja efetuado um levantamento com as perdas causadas na Agricultura pelas chuvas intensas ocorridas no município nos últimos 30 dias.
Por meio dos valores apurados do prejuízo, os vereadores buscam reivindicar junto ao Governo Estadual, subsídios ou isenção em programas de incentivo aos agricultores, como o Programa Troca-Troca e Terra Boa, visando amenizar este revés dos produtores rurais, com as chuvas torrenciais registradas na região.
O vereador e presidente da Câmara, Emerson Martini afirma que os números são preocupantes. “São mais de 2 bilhões de percas na agricultura local, vários municípios se sensibilizaram para fazer este levantamento, para que posteriormente possamos nos mobilizar”, destacou. O vereador Olacir Cavalli fez questão de enaltecer o valor da agricultura. “É importante sensibilizar a todos sobre a importância do agronegócio, queremos que o governo nos ajude para que continuemos trabalhando, produzindo, gerando renda e impostos para o município”, afirmou Olacir.
É importante reforçar, que as chuvas causaram impactos negativos das mais diversas formas para a agricultura. Um deles diz respeito ao atraso nas épocas de semeadura de culturas de verão. Outro problema está nas lavouras, pois há casos em que as plantações ficaram completamente submersas. Outra consequência é o atraso na colheita de culturas de inverno, que podem ter perdas na quantidade e na qualidade dos grãos colhidos. A falta de luminosidade, provocou a diminuição do crescimento das plantas. E por fim, a ocorrência da erosão nas lavouras, encostas e estradas em geral, que provoca a abertura de sulcos na superfície e leva consigo parte da cobertura.
Fonte: Ascom