Durante a sessão da última segunda-feira (20), o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Herval d’Oeste, Sr. Lorivan Xavier fez um pronunciamento sobre sua Pasta – a convite do presidente Emerson Martini. Segundo ele, o trabalho desenvolvido está dentro do cronograma que até então era executado pelo ex Secretário Dhiego Costa. “Basicamente são os trabalhos de confecção de cisterna para a agricultura e atendimento ao agricultor de um modo geral, com máquinas, equipamentos, etc.”, explicou.
Respondendo aos questionamentos dos vereadores, Lorivan lamentou sobre as chuvas na região e comentou que infelizmente a agricultura tem sofrido muito com isso. “Tivemos problemas na questão do atendimento, porque 60 dias com chuva infelizmente não deu para trabalhar muito, e muito do trabalho que foi feito foi prejudicado, se plantava o milho hoje e amanhã dava 50, 60, 70 milímetros de água”, afirmou o secretário.
Devido a todo o trabalho prejudicado, foi feito um levantamento do tamanho do prejuízo causado no município de Herval d’ Oeste, bem como em todo o estado. “A gente sabe que o início de dezembro é um período ruim de plantio de milho e outros plantios, então é difícil você trabalhar com essa realidade em função do tempo, mas dentro daquilo que a secretaria de agricultura pode, ela está fazendo, e nós temos atendido de maneira sincronizada”, pontuou Xavier.
Questionado pelo presidente sobre a questão das estradas, Xavier comentou que de 60 dias para cá as estradas no interior estão ruins, vias que até então estavam boas. Ainda conforme o secretário levará em torno de 8 a 10 meses para recuperar as estradas, trabalhando 30 dias normais com o tempo um pouco melhor. Emerson agradeceu a Explanação do Secretário e deu continuidade à sessão.
Fonte: Ascom