Foi pensando na qualidade da saúde no município, que o vereador Dudu Ramella sugeriu em plenário a indicação nº 019/2023, que propõe sensibilizar as autoridades competentes para uma rápida solução na questão das cirurgias eletivas de alta complexidade na especialidade de ortopedia.
De acordo com a Resolução do Conselho Nacional de Saúde nº 453/2012, cabe aos Conselhos Municipais de Saúde “fiscalizar e acompanhar o desenvolvimento das ações e dos serviços de saúde e encaminhar denúncias aos respectivos órgãos de controle interno e externo, conforme legislação vigente”.
Para Dudu, o fato dos munícipes permanecerem em longas filas de espera aguardando procedimentos cirúrgicos na especialidade de ortopedia de alta complexidade em Joaçaba, Herval d’Oeste e Luzerna é de interesse direto dos Conselhos. “É imprescindível que os municípios se unam, através das forças comunitárias e dos gestores públicos municipais conseguiremos acelerar uma solução para o problema”, afirmou o vereador.
Considerando que os Conselhos Municipais de Saúde de Luzerna e Joaçaba realizarão audiência pública, via ALESC – Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, para tratar desta temática, Dudu sugere que o Conselho de Herval d’Oeste também participe. “Sem esse engajamento dos Conselhos e da sociedade, é provável que a demora no atendimento a nossa população permaneça”, destacou Dudu.
É importante lembrar que na região há muitas pessoas na fila de espera para cirurgias de alta complexidade em ortopedia, em Herval d’Oeste são 107 pessoas desde 2018.
Fonte: Ascom