Bom Jardim da Serra, na Serra de Santa Catarina, teve o registro de chuva congelada e neve, por volta das 19 horas desta quarta-feira (19), em razão da massa de ar seco e frio que derrubou as temperaturas no Sul do Brasil.
Fenômeno foi registrado na noite desta quarta-feira – Foto: Reprodução/ND
Imagens enviadas mostram pequenas pedras de gelo deslizando na janela de uma casa. Outro vídeo mostra pequenos flocos acumulados em um carro estacionado na cidade, o que seria uma tímida precipitação de neve.
As condições atmosféricas associadas ao ar frio e a alta umidade do ar, são os ingredientes especiais para a formação deste tipo de fenômeno.
Às 19 horas, o sistema da Epagri/Ciram, órgão que monitora o tempo no Estado, registrava 7°C na cidade. Já São Joaquim, ao lado, registrava 4°C. Após a chuva, céu abriu e, segundo moradores, até as estrelas era possível observar.
Frio em SC
O frio permanece atuando no estado até o início da próxima semana, mantendo o tempo estável, com predomínio de sol e sensação de frio nas noites e madrugadas, entre a sexta-feira (21), feriado em homenagem a Tiradentes, e o final de semana.
Nas tardes as temperaturas ficam amenas em SC. No Litoral ocorre variação de nuvens em alguns momentos, mas sem previsão de chuva significativa.
O amanhecer da sexta-feira (21) ainda será fria, com temperaturas mínimas de 7 a 15°C no litoral e áreas próximas e abaixo dos 10°C nas demais regiões. Nas áreas mais altas dos Planaltos e do Meio Oeste a previsão é de mínimas negativas próximas a -1°C. Na tarde, as temperaturas ficam amenas, com máximas de 19 a 25°C no estado.
Nos amanheceres do sábado (22) e do domingo (23), o frio diminui e as temperaturas mínimas previstas variam de 3 a 11°C do Extremo Oeste aos Planaltos e Alto Vale do Itajaí e de 12 a 18°C nas demais regiões. Nas tardes, as máximas seguem amenas, variando de 20 a 26°C em grande parte do estado e podendo chegar aos 28°C em cidades do Extremo Oeste e Litoral Sul.
Recomendações da Defesa Civil SC:
Frio Intenso: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Procurar abrigo aquecido. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene freqüente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.
Neve e Congelamento de pista: motoristas que transitam nas estradas catarinenses, tenham a máxima cautela, transitando com velocidade reduzida e atenção redobrada. Ao se deparar com gelo sobre a pista, não prossiga. Evite transitar durante a noite, uma vez que a visibilidade fica prejudicada. Observe placas de sinalização que indicam possibilidade de gelo sobre a pista. Observar interrupção de tráfego de veículos em trechos de rodovias na presença de neve ou gelo sobre a pista.
Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas.
Fonte: ND Mais