Nesta segunda-feira (13), a prefeitura de Joaçaba, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou a prestação de contas e a entrega dos recibos para as pessoas físicas e jurídicas que destinaram, em 2022, parte do imposto de renda para o Fundo da Infância e Adolescentes – FIA e para o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa – FMDI, totalizando entre os dois fundos, mais de R$ 1 milhão.
De acordo com a Secretária de Assistência Social, Sandra Pacheco, no ano passado, com a destinação do imposto de renda, o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa financiou 4 projetos sociais para o benefício de centenas de idosos de Joaçaba e o Fundo da Infância e Adolescentes financiou 9 projetos de atendimento, promoção, proteção e defesa de direitos de crianças e adolescentes. “Esse é um recurso que não faz diferença para o declarante, mas faz muita diferença na vida das crianças e adolescentes ou idosos que são atendidos por esses projetos sociais, por isso, pedimos para que as empresas, contadores e a população em geral, que declaram, direcionem parte do Imposto de Renda para FIA e FMDI e colaborem com a sociedade. O sistema da Receita Federal já calcula o valor que pode ser destinado de acordo com o imposto devido. Esperamos que em 2023 mais projetos sejam financiados”, falou Sandra.
A Secretaria de Assistência Social de Joaçaba, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente – CMDCA e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa – CMDI estão com os editais abertos para entidades cadastrarem seus projetos e receberem recursos do FIA e FMDI. Mais informações no site: https://joacaba.sc.gov.br/concursos-publicos/.
Fonte: Ascom