O início de semana deve ser de chuva e instabilidade em grande parte de Santa Catarina. Os maiores volumes de chuva devem ser observados no Grande Oeste, Serra e Sul do estado, além de parte do Alto Vale do Itajaí.
Semana será de chuva intensa em Santa Catarina – Foto: Leo Munhoz/ND
De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, a passagem de uma frente fria deve trazer instabilidade para todo o estado já neste domingo (9), com chuva e temporais isolados.
Na segunda (10) e terça-feira (11), um fluxo de calor e umidade vindo da região amazônica intensifica a atuação da frente fria, aumentando o volume de chuva esperado para o período.
Na região da Grande Florianópolis, Planalto Norte e Médio Vale do Itajaí, ocorrências relacionadas a chuva apresentam risco moderado de acontecer. Já o Baixo Vale do Itajaí e Litoral Norte devem ser as regiões do estado menos afetadas.
Nas regiões mais afetadas, os acumulados de chuva podem variar entre 70 e 100 milímetros, e até ultrapassar esse número.
Em todas as regiões de Santa Catarina, há chance de chuva intensa, persistente e volumosa. Alagamentos, enxurradas e deslizamentos ocasionados pela chuva podem acontecer, especialmente no Grande Oeste, Serra e Sul.
A Defesa Civil estadual também emitiu um alerta para a possibilidade de rajadas fortes de vento, com velocidade de 45 a 65 km/h, para a noite deste domingo. O alerta coloca a região do Litoral Sul e Grande Florianópolis em observação para ocorrências relacionadas ao vento, com direção sul.
A atuação dos ventos também provoca mar agitado no litoral catarinense, com ondas de até 2,5 metros. Por conta disso, há alerta para alagamentos costeiros na madrugada e decorrer da segunda-feira em Itajaí, São Francisco do Sul, Joinville e Florianópolis.
A combinação de maré astronômica e maré metereológica, provoca pelo vento e agitação marítima, ocasiona risco moderado de alagamentos costeiros.
No decorrer da terça-feira, de acordo com a Defesa Civil, a frente fria se desloca para o mar, mas o fluxo de umidade permanece na região, e mantém a instabilidade no tempo.
Na quarta-feira (12), há previsão de formação de um ciclone extratropical na costa do Rio Grande do Sul, que deve manter a condição de tempo instável.
Entre quinta (13) e sexta-feira (14), o ciclone se afasta para a costa, mas o canal de calor e umidade continuidade sobre Santa Catarina, o que favorece a permanência da chuva.
Fonte: NDMais