Uma reclamação recorrente da população de Joaçaba e Herval d’Oeste é em relação ao transporte coletivo. Muitos moradores destes municípios estão insatisfeitos com os horários e preços das passagens. Em Joaçaba as reclamações estão acontecendo novamente, pois muitas vezes, os ônibus demoram a passar em determinados bairros.
Ademir Lamb, que faz parte do núcleo de Associações de Moradores, relata que novamente está havendo reclamações, e que as mesmas já estão se tornando normais, por conta da baixa resolutividade dos problemas:
Ademir destaca que, muitas vezes, mulheres com filhos pequenos descem a pé da cidade alta ou pegam outro tipo de transporte que acaba ficando até mais caro:
Nossa reportagem conversou com o executivo municipal sobre esta problemática enfrentada pela população. O procurador jurídico do município de Joaçaba, Maikel Patrzykot, explica que os municípios não podem intervir no transporte já que é de responsabilidade do estado:
Maikel explica que, com os planos de mobilidade urbana de Joaçaba, Herval e Luzerna devidamente aprovados, os municípios poderão regular o transporte coletivo: