Acadêmicos criam ferramentas para gerir dados sobre a Covid-19 nas escolas

Na última quarta-feira (23), acadêmicos dos cursos de Engenharia da Unoesc Joaçaba, orientados pelos professores Kleyton Hoffmann e Elisabeth Hafner Facin, apresentaram as ferramentas que criaram para analisar e gerir dados sobre a Covid-19 nas escolas municipais de Joaçaba. A apresentação foi acompanhada por representantes da Secretaria de Educação do município, pelo coordenador Geral de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação da Unoesc, professor Jovani Antônio Steffani e pelos coordenadores dos cursos de Engenharia.

De acordo com a professora Elisabeth, a “Atividade prática de Ensino e Extensão – APEE” foi realizada após contato da Universidade com a Secretaria de Educação de Joaçaba, buscando alguma demanda que pudesse ser atendida com a aplicação dos ensinamentos do componente de “Estatística e Algoritmos” sendo então sugerido os dados relacionados aos casos de Covid-19 nas escolas e que, até então, estavam armazenados em tabelas em arquivos de texto e necessitavam de compilação e análise.

Mais de 170 acadêmicos se envolveram na atividade e desenvolveram em grupos um total de 30 trabalhos. Desses, quatro se destacaram, com notas superiores a nota 9,5, e três foram apresentados à Secretaria de Educação.

— Somos uma universidade comunitária e o envolvimento dos acadêmicos visando a resolução de problemas da sociedade é constante. As apresentações foram a forma encontrada de dar uma resposta à demanda proposta. As ferramentas apresentadas permitirão que os dados sejam inseridos e acompanhados possibilitando o melhor acompanhamento do cenário — comentou a professora Elisabeth

Durante a apresentação, os acadêmicos partilharam ainda, as percepções que tiveram ao longo da atividade ressaltando aspectos como o trabalho em grupo, a troca de ideias e a colaboração, que aliadas à teoria repassada, possibilitaram não só a conclusão da tarefa como o desenvolvimento de habilidades e competências que aplicarão no mercado de trabalho.

Fonte: Alessandra de Barros/Assessoria de Imprensa

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