A partir do dia 3 de novembro (quarta-feira), a Secretaria de Saúde de Joaçaba, por meio da equipe do Programa de Controle da Dengue, fará visitas por amostragem em todo o perímetro urbano do Município. A atividade denominada LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti) é realizada em municípios considerados infestados pelo mosquito que pode transmitir Dengue, Zika e Chikungunya.
O sistema de Vigilância Epidemiológica estadual sorteou alguns quarteirões de todos os bairros e distritos do perímetro urbano, sendo que nos bairros mais populosos, as visitas acontecerão a cada cinco imóveis e nos menos populosos, a cada dois. A parte externa dos imóveis será inspecionada a fim de encontrar possíveis criadouros de larvas de Aedes aegypti, tendo em vista que essas amostragens servem para confirmar a existência do mosquito por localidade.
A Secretaria Municipal de Saúde pede a colaboração dos munícipes para receber os colaboradores que estarão devidamente identificados e para que verifiquem seus imóveis eliminando água parada.
Fonte: Ascom/Marivânia Carvalho da Silva