De autoria do presidente da Casa Legislativa Dhiego Costa (PP), e aprovada por unanimidade na sessão desta segunda-feira (30), a Indicação nº 066/2021, que solicita o encaminhamento de ofício ao Poder Executivo para implantação de sistema de prontuário unificado municipal integrado com a Unidade de pronto Atendimento (UPA).
Dhiego destaca que é o principal benefício que essa ferramenta trará, integrando a UPA com os demais serviços municipais de saúde, é que a assistência prestada ao paciente ficará, posteriormente, disponível em a toda rede. “Os principais benefícios do prontuário unificado são; mais agilidade nos registros possibilitando que os profissionais de saúde disponham de mais tempo para as ações de cuidado com o paciente, controle unificado do histórico clínico do paciente, melhor resolutividade na assistência viabilizando ferramentas para gerenciamento e tomadas de decisão, integrando os processos de toda a rede de atenção à saúde”.
O presidente destaca que também é possível fazer a gestão total sobre solicitações de procedimentos e exames; controlar a retirada de medicamentos em toda rede de farmácias do município, reduzir impressão, fluxo de documentos e duplicidade de atendimentos, integrar os serviços da regulação de leitos hospitalares do SUS entre Secretaria de Saúde e parceiros, atendendo assim às exigências do Ministério da Saúde.
“Com o controle unificado do histórico clínico de cada usuário saberemos se ele é portador de doença crônica, que exames já fez, a medicação que usa, se consultou especialistas, quando passou pelos serviços de urgência. Enfim, vamos poder acompanhar melhor as condições de saúde e verificar a continuidade dos tratamentos propostos, independentemente do local onde ele for atendido, seja em uma Unidade Básica de Saúde ou em um serviço especializado”.
Fonte: Ascom