Aprovada por unanimidade na sessão desta segunda-feira (16), a Indicação nº 065/2021, de autoria do vereador do PSC, Cristiano Mendonça, que solicita o encaminhamento ao Executivo Municipal de ofício, propondo a criação de um Mosaico Cultural para que o mesmo seja inserido no Plano Municipal de Turismo de Herval d’ Oeste.
Segundo o vereador, a Cultura é um processo que se constrói historicamente e compõe parte importante da vida de uma sociedade transformando o lugar em que se convive. “A riqueza cultural de Herval d’Oeste deve ser incorporada no Plano Municipal de Turismo, pois a Cultura é um conjunto de conhecimentos, valores, símbolos, tradições, ideias, costumes e práticas que se tornam características de um grupo social, seja ele familiar, social, étnico, religioso e assim por diante”.
Cristiano relata que a palavra Mosaico significa miscelânea, mistura, aglomerado, agregação, agrupamento, concentração, reunião e união. Considerando que a diversidade cultural, como a própria expressão sugere, refere-se aos diferentes costumes e tradições de um povo, podendo ser representado por meio da linguagem, das crenças, dos comportamentos, dos valores, por meio da culinária, da política, da arte, do artesanato, da música, da dança, do teatro, da poesia, das feiras, das oficinas criativas, dentre tantas outras identidades e características”.
O vereador disse que apresenta esta indicação para que seja criado no Plano de Turismo o Mosaico Cultural a ser instalado em um ponto estratégico do município, podendo ser este um mobiliário urbano a ser inserido em um ponto turístico de visitação, de vislumbre, de descanso, de partida e de chegada para que todos que por ali passem (moradores, visitantes e turistas) possam interagir e obter por meio da tecnologia de código visual ou de autoatendimento maiores Informações Culturais referentes ao nosso cotidiano.
“Por se tratar de um ponto físico e ao mesmo tempo tecnológico, o Mosaico poderá expor, por exemplo, uma pintura ou quadro de um artista plástico local ao mesmo tempo em que painéis interativos localizados ao lado contam a História do nosso município, disponibilizam a agenda cultural e qualquer outra informação pertinente daquilo e daqueles que fazem parte do Acervo Cultural Hervalense”.
Fonte: Ascom