Joaçaba e outros 21 municípios do Meio-Oeste passam a contar com o mais novo Centro de Inovação Vale do Rio do Peixe – Inovale. A estrutura, entregue pelo governador Carlos Moisés, nesta terça-feira, 8, visa impulsionar a inovação, promover a competitividade e fomentar negócios na economia regional, unindo governo, empresas e entidades de ensino.
“É um momento histórico para Joaçaba e região. Entendemos que Santa Catarina tem essa vocação inovadora. Aqui não poderia ficar de fora do ecossistema da inovação. Daqui poderão sair grandes soluções para nosso estado, para o Brasil e para o mundo. Dessa forma estamos investindo no preparo para o futuro e para o desenvolvimento que Santa Catarina pode alcançar”, disse o governador.
O chefe do executivo ressaltou ainda que o estado conta com mentes brilhantes, muitas iniciativas e ambiente inovador apropriado para o desenvolvimento dessas ideias. “Precisamos e buscamos facilitar a vida das pessoas que empreendem, que produzem e que vão inovar no nosso estado. Já somos um estado inovador tanto na gestão pública estadual, quanto na iniciativa privada e juntando a universidade, as empresas e estado vamos ter resultados ainda melhores”.
O Centro de Inovação tem 2.300 metros e ocupa quatro pavimentos. Foram investidos mais R$ 7 milhões. A Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) doou o terreno para a construção e os recursos foram disponibilizados pelo Governo do Estado. A Prefeitura de Joaçaba foi a responsável pela gestão das obras.
O presidente da Fapesc, Fábio Zabot, destacou que a inovação e a pesquisa são instrumentos essenciais para o desenvolvimento de uma sociedade e, no caso de Santa Catarina, a dedicação e o compromisso do Governo do Estado com a finalização dos centros reforçam a visão inovadora e de vanguarda.
“Hoje é um dia especial para Joaçaba e municípios próximos. Muitas outras regiões serão contempladas. No primeiro semestre de 2021 estaremos com 12 centros em operação”, destacou Zabot, que também representou o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Celso Albuquerque.
Este é o sétimo Centro de Inovação inaugurado no Estado. Como os outros, vai abrigar aceleradoras de empresas, incubadoras, laboratórios de pesquisa, de capacitação e de consultoria para novos negócios. Cada unidade prioriza a vocação econômica da região em que está inserida, sendo que a de Joaçaba será direcionada para o setor de alimentos, metal mecânico, energias renováveis, florestas renováveis e engenharia biomédica. O espaço conta com área para incubar inicialmente 12 empresas. E residentes serão 14.
“Estamos vivendo um divisor de águas na história de Joaçaba. Um terreno fértil e propício para o plantio. Agradeço aos servidores da prefeitura, ao Governo do Estado, que em união com a tríplice hélice, tornaram este momento possível. Respiramos novos ares, como uma Joaçaba que respira Inovação. Unindo o habitat, com uma gente trabalhadora e empreendedora, a região vai avançar”, pontuou o prefeito de Joaçaba, Dioclesio Ragnini.
Expectativa
“Nós acreditamos que o Inovale é uma grande oportunidade que a região tem de desenvolver e ampliar o crescimento através de uma nova matriz econômica. O prédio nasceu com a ideia de trazer mais prosperidade. A entrega culmina este grande ponto de encontro para trazer empreendedores e fazer com que os negócios sejam cada vez mais prósperos”, relatou o presidente da Associação Comercial e Industrial do Oeste de Santa Catarina (Acioc), Angelo Radavelli.
Para Alexandre Heberle, da empresa Salus Dermatoglifia já instalada no Centro, a expectativa é cada vez melhor, uma vez que nasceram na pré-incubadora da Unoesc, integraram a incubadora tecnológica de Luzerna e seguem com os trabalhos. “Agora, buscamos um novo patamar, pretendemos crescer ainda mais e mostrar nosso trabalho tanto no município, quanto no estado e no Brasil”.
Cristiane Tonetti, diretora comercial da Sancon, empresa âncora do Centro, compartilha da mesma opinião. “Nossa expectativa é gerar mais integração na nossa região e fomentar ainda mais a tecnologia aqui no Meio-Oeste. E estar dentro do Centro de inovação é trazer mais talentos para o nosso negócio.”
Gestão
A Fundação Cetepi é mantenedora do Polo Inovale e foi a selecionada por Edital da prefeitura de Joaçaba para ser a responsável pela gestão do Centro de Inovação.
“O Centro de Inovação de Joaçaba é um marco. Não somente de Joaçaba, mas para toda a região. E o apoio do Governo do Estado e da Fapesc tem sido fundamental para a concretização deste processo. Teremos a possibilidade de estreitar mais conexões para além da própria edificação. E marca, quem sabe, o início de uma nova matriz econômica para a região Meio-Oeste catarinense, para o incremento da nossa economia regional“, ressaltou o presidente do Polo Inovale, Fabio Lazarrotti.
Também participaram do evento o subchefe da Casa Civil, Juliano Chiodelli, o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovações da SDE, Rafael Meyer, o presidente da Funoesc, Genesio Téo, o diretor executivo Inovale /Cetepi, Mircon Becker, o deputado estadual, Altair Silva e outras autoridades.
Editais abertos para instalação de empresas
O Centro de Inovação Vale do Rio do Peixe – Inovale está com editais abertos para a instalação de empresas no ambiente da sede, que está localizada próximo ao Campus 1, da Unoesc Joaçaba.
Também está aberto o edital para a locação do espaço comercial destinado para restaurante/café a ser instalado no local. Os interessados devem preencher e enviar eletronicamente a proposta por meio deste link.
Todas as informações sobre os editais podem ser acessadas no link.
Fonte: Secom