Desde o forte temporal ocorrido entre Belmonte e Descanso a pergunta é uma: O que atingiu a região foi um tornado?
Para quem não lembra, tornado é o funil que temos entre a base do nuvem e o solo. Quando não se tem imagem clara do tornado, usamos informações técnicas de um radar meteorológico e também observação in loco dos estragos na região. Juntando isso, há condições de se determinar o que uma região passou.
IMAGENS DO TORNADO
No entanto, quando se tem a imagem não há o que se discutir. Sendo assim, ao longo da tarde de hoje conseguimos vídeos e fotos que mostram claramente a presença de tornado na região entre Belmonte, Descanso e Flor do Sertão.
O vídeo abaixo – feito por Bryan Vinícius Amancio – mostra toda a supercélula de tempestade que passou na região. No vídeo, bem na frente do sistema percebemos que temos uma parte da nuvem se aproximando do solo. Como neste momento do vídeo ela não toca o solo, temos ali uma nuvem funil. Porém, quando no vídeo o Bryan faz um passeio para mostrar toda a instabilidade, entre os segundos 45 e 50, dá para ver um tornado tocando o solo.
Esta foto mostra ainda mais nitidamente o tornado. Ela foi feita em São Miguel do Oeste, mas onde o tornado está é Descanso.
O QUE MAIS PODE TER OCORRIDO NA REGIÃO
Muito importante destacar que dentro de uma supercélula temos nuvens muito carregadas que tanto provocam vendaval quanto tornado e micro explosão. Basicamente a diferença entre tornado e micro explosão é que no tornado temos a nuvem tocando o solo em forma de funil em rotação. Na micro explosão temos uma grande quantidade de ar que “despenca” da base da nuvem para o solo.
Fonte: NSC