A Secretaria de Educação de Herval d’ Oeste investiu cerca de R$ 500 mil na compra de 100 computadores. De acordo coma secretária de Educação Silvana Lazzarini Bulla, o objetivo é melhorar todos os laboratórios de informática das unidades escolares. “Assim estaremos oportunizando um espaço educacional que com certeza contribuirá e proporcionará um ambiente onde a aprendizagem pode ser estimulada por meio da união dos recursos proporcionados pela informática com os objetivos de cada disciplina ou projetos interdisciplinares”.
Silvana frisa que o computador deve ser utilizado como uma ferramenta de aprendizagem, onde os alunos atuam e participam dos seus processos de construção de conhecimento de forma ativa interagindo com o mundo tecnológico. O uso da tecnologia favorece a interação entre alunos. “Ao fazerem atividades em pares ou grupos, a internet permite que todos expressem seus conhecimentos e deem opiniões, o que traz à tona a experiência prévia dos alunos, o que os motiva ainda mais, pois sentem-se parte ativa e importante do processo de aprendizagem”.
O prefeito em exercício Mauro Martini informou que as verbas utilizadas para a aquisição dos computadores são provenientes de recursos próprios e do salário educação. “Com isso nossa administração visa proporcionar mais qualidade para a educação no nosso município, pois há quase uma década os computadores não eram substituídos, estando todos obsoletos e hoje vivemos a Era Digital da qual não podemos ficar de fora”. O técnico de informática da Ammoc Lauri Nora está dando o suporte na implantação dos computadores.
Nesta primeira etapa serão beneficiadas as seguintes unidades escolares: Escola Professor Adolfo Becker (Bairro São Vicente); Nossa Senhora de Fátima (Bairro Nossa Senhora de Fátima) Pequeno Príncipe (Centro); Estação Luzerna (Bairro Estação Luzerna) e Professor Alcino Fernandes (Sede Belém). Conforme Martini a intenção é estender esta melhoria para todas as unidades escolares da Rede Municipal de ensino. “Também estamos implantando fibra ótica em todas as escolas e departamentos da Secretaria de Educação com o objetivo de atingir a melhor resolutividade possível”
Fonte: Joce Pereira