Uma informação anônima chegou até a central regional de emergência da polícia militar, relatando, que estaria chegando na cidade de Joaçaba um casal, ambos de Herval d’ Oeste, que teriam ido até a cidade de Videira para buscar entorpecentes que seriam comercializados na região.
A guarnição do pelotão de patrulhamento tático (PPT) foi acionada para acompanhar a chegada do ônibus no terminal rodoviário de Joaçaba, a fim de abordar o os indivíduos. Os policiais confirmaram com a empresa de transporte de passageiros que o ônibus de Videira chegaria em Joaçaba por volta das 18:10, porém em conversa com o motorista, esse relatou que havia deixado um homem e uma mulher na antiga rodoviária que fica no centro da cidade.
Diante da informação os polícias confirmaram o nome dos envolvidos. O masculino já é conhecido no meio policial, sendo assim se deslocaram até o endereço residencial do mesmo.
Chegando na residência no bairro Santo Antonio a viatura do PPT, isolou as proximidades da casa que estava com a porta aberta. Foi constatado as porções em cima da cama, avistando ambos sentados sobre a cama dividindo as substâncias que estavam fracionadas. Sendo 15 buchas de substância análoga a cocaína pesando aproximadamente 3.6 gramas, 35 pequenas porções de maconha, bem como 3 torrões maiores da mesma substância, peso total 134.9 gramas, um celular, além dos apetrechos utilizados para preparar as porções (faca, papel filme, sacolas). Todo material foi apreendido e encaminhado junto com os detidos até a delegacia de polícia de Joaçaba pra procedimentos.