Suspeita de vírus faz Aurora suspender abates em Joaçaba

O frigorífico Aurora de Joaçaba teve que suspender o abate de suínos desde o último sábado (24), depois que um lote de animais apresentou lesões sugestivas de febre aftosa. A Cidasc foi notificada e esteve no local colhendo amostras que foram enviadas para exames laboratoriais.

Suspeita de vírus faz Aurora suspender abates em Joaçaba
Suspeita de vírus faz Aurora suspender abates em Joaçaba

Em entrevista à Rádio Líder, a médica veterinária do órgão, Michele Pagani Machado, confirmou a informação. De acordo com ela, um lote com aproximadamente 45 animais apresentava lesões no fusinho e casco, típicas da febre aftosa. No entanto o diagnóstico foi negativo para a doença. “Ainda não temos o resultado final, mas possivelmente era estomatite vesicular, uma doença mais branda, que não causa transtornos com interdição”, explicou,

A médica veterinária também informou que os animais foram desinterditados e a Unidade de Joaçaba retomou as atividades na tarde desta terça-feira (28). Agora os funcionários estão preocupados com a reposição das horas.

Como Santa Catarina possui o certificado de livre de aftosa sem vacinação, o registro da doença prejudicaria economicamente o Estado, que perderia o mercado internacional.

A procedência dos animais foi identificada pelo Guia de Trânsito Animal (GTA), e a Cidasc vai realizar um trabalho na propriedade para descobrir o foco da doença.

Com a contribuição do Portal Caco da Rosa

Veja agora

Unoesc entrega parecer que aprova pedido de migração para o Sistema Estadual de Educação

O reitor da Unoesc, professor Doutor Ricardo Antonio De Marco, acompanhado do presidente do Conselho …