O Ministério da Educação (MEC) divulgou na segunda-feira (3) as notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), referentes ao ano de 2017. Em Santa Catarina Luzerna está em segundo lugar na educação da rede municipal de ensino, dentre os 295 municípios.
Em nível de região da Associação dos Municípios do Meio-Oeste Catarinense (AMMOC), Luzerna assume a primeira colocação. Confira os índices da avaliação entre a 4ª série/5º ano e da 8ª série/9º ano divulgados pelo MEC:
4ª série/5º ano
Ano – Posição – Índice
2011: 20º – 5,3
2013: 5º – 7,0
2015: 3º – 7,4
2017: 2º – 7,7
8ª série/9º ano
Ano – Posição – Índice
2011: 7º – 5,4
2013: 5º – 5,6
2015: 10º – 5,4
2017: 2º – 6,4
O IDEB foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. Ele é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.
Para a secretária de Educação, Regina Cureau, o resultado é fruto de um trabalho que vem sendo realizado ao longo dos anos. “Nós estamos contentes não somente pelo resultado da prova, e sim pelos resultados da educação do município. É resultado de muito trabalho, da dedicação dos professores, de toda a equipe, da equipe gestora, é a educação dos nossos alunos e é a educação do município de Luzerna que está de parabéns por essa conquista”, destaca.
Segundo ela, a preocupação com o aluno é como um todo, bem como com a formação do cidadão, e para isso são realizadas diversas atividades para fortalecer ainda mais o rendimento do estudante. “Nós temos vários programas, aulas de contraturno, aulas de reforço, pois nos preocupamos com cada aluno individualmente, com o resultado de cada um, e o resultado da prova é simplesmente uma consequência desse trabalho porque o nosso principal objetivo é a aprendizagem dos alunos, que eles aprendam e estejam preparados ao sair da nossa escola”, completa.
Conforme a diretora da escola municipal São Francisco, Adriana Bier, o resultado deixou feliz toda a comunidade escolar. “A gente quer agradecer a todos os professores, a equipe gestora, os pais e toda a comunidade. Esse é um trabalho contínuo não apenas com o quinto e nono ano que fazem a prova, mas com todos os alunos porque não é somente a nota, mas sim o fluxo escolar, a taxa de reprovação, de aprovação, da evasão escolar”, comemora.
Para Adriana, fatores como índice de reprovação também implicam na média final. “Por isso temos um trabalho, de todos os anos, recuperando o aluno. Acho que essa é a nossa diferença e todo mundo está empenhado para melhorar a qualidade”.
A diretora da escola São Francisco reitera que, outra preocupação é em manter as turmas com um aprendizado uniforme, respeitando a habilidade do aluno. “A gente também recebe muitos alunos de outros locais, às vezes não estão no nível dos outros alunos, por isso temos que correr atrás desse prejuízo para que a gente consiga manter o nosso índice que é a meta para 2021, inclusive, ultrapassou essa meta. Chegar a um resultado não é tão difícil, mas mante-lo é uma responsabilidade muito grande. Inclusive nos anos finais, tivemos um salto bem positivo, de 5,4 para 6,4, então isso é bem significativo, mostra que realmente tem muito empenho de toda a gestão em função disso”.
A diretora de unidade dos anos finais, Evaine Desidério, a “Preta”, afirma que o IDEB é um reconhecimento de todo trabalho. “Inclusive nos anos finais, onde estou atuando. Estávamos abaixo da meta, tínhamos uma média nem um pouco atrativa, mas já era uma média mais ou menos equilibrada com a região e até superior a muitos municípios, mas ainda abaixo da meta do Brasil, e nós acabamos atingindo essa meta e ultrapassando um pouquinho. Estamos super contentes, é o trabalho dos professores, é o acompanhamento dos pais, as reuniões de gestão, a preocupação de abarcar todo mundo nessa meta e ela enfim foi atingida”.
Desidério finaliza pontuando que o trabalho do profissional da educação e da escola é medido pelo IDEB. “Se você atinge as metas, se você conseguiu chegar a um patamar alto você se orgulha disso e tem que arregaçar as mangas para manter esse trabalho. Por isso para nós é significativo, é motivador alavancar as atividades da escola para manter a qualidade do ensino dos nossos alunos”, conclui.
Fonte: Assessoria de Comunicação