Doar sangue é um ato de amor, solidariedade e responsabilidade social. Por isso, que os servidores da Prefeitura de Joaçaba vão até o Hemocentro do Município periodicamente para fazer sua doação de sangue. A ação faz parte do Projeto Empresa Solidária Hemosc, que visa possibilitar um aumento das doações e uma melhor integração entre Hemosc e comunidade.
De acordo com a responsável pelo setor de Captação de Doadores do Hemosc, Vanderleia Gomes, em Joaçaba, o Hemosc possui em torno de 150 empresas cadastradas e entre elas está a Prefeitura Municipal. “Entre as empresas cadastradas no projeto, temos a Prefeitura, que através da doação de sangue efetiva dos seus servidores, tem ajudado nesta causa tão especial”, Falou Vanderleia.
Com o Projeto Empresa Solidária, o Hemocentro realiza palestras e outras intervenções junto às instituições e partindo daí, passa a realizar agendamentos de grupos de doadores, o que traz uma previsibilidade e melhor manutenção do estoque.
O Hemosc de Joaçaba está localizado na Avenida XV de Novembro e o horário de atendimento das 12h30 às 18h30. Para mais informações no telefone 3527 – 2219.
O que é necessário para doar:
Ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias;
Doadores com idade de 16 e 17 anos de idade, são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal;
O limite de idade para primeira doação é de 60 anos;
O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo;
Pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas);
Apresentar documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial: RG., carteira profissional, carteira de motorista, etc.
Ter repousado bem na noite antes da doação;
Evitar o jejum. Fazer refeições leves e não gordurosas, nas 4 horas que antecedem a doação;
Evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;
Evitar vir acompanhado com crianças, sem acompanhantes.
Após a Doação:
Não fumar por no mínimo duas horas;
Nas 12 horas após a doação, não praticar exercícios físicos e atividades perigosas, como subir em locais altos ou dirigir caminhão, ônibus em rodovias, etc.
Permanecer no serviço hemoterápico após a doação por 15 minutos;
Não dobrar o braço em que foi realizada a punção no dia da doação, para evitar sangramentos e hematomas;
Retirar o curativo 4 horas após a doação.
Intervalos entre as doações:
Mulheres: Período de 90 dias/ 03 doações nos últimos 12 meses;
Homens: Período de 60 dias/ 04 doações nos últimos 12 meses.
Fonte: Marivania Carvalho da Silva/Assessoria de Imprensa