Começam as tratativas para implantar cirurgias cardíacas no Hust

Começam as tratativas para implantar cirurgias cardíacas no Hust
Começam as tratativas para implantar cirurgias cardíacas no Hust

Em reunião na tarde desta sexta-feira (2) no Centro Administrativo da Unoesc Joaçaba, o Hospital Universitário Santa Terezinha (Hust) deu um importante passo para a implantação do Serviço de Cirurgia Cardíaca. O projeto será desenvolvido em parceria entre Unoesc, Hust e Instituto Coração e Saúde de Joaçaba.

O encontrou contou com a participação do renomado cirurgião cardiovascular e professor universitário em Curitiba/PR, Paulo Brofman, e do cardiologista Antônio Carlos Dantas Filho. Ambos lembraram que entregaram a carta de intenção para a criação do serviço há 16 anos, antes mesmo da Fundação Universidade do Oeste de Santa Catarina (Funoesc) assumir a administração do hospital.

“A possibilidade de implantarmos a cirurgia cardíaca em nossa região será um salto a mais no atendimento a esta área muito importante da saúde”, mencionou o reitor Aristides Cimadon, ao abrir a reunião.

“Me sinto honrado e orgulhoso em participar deste momento importante”, definiu Dr. Dantas, presidente do Instituto Coração e Saúde. De acordo com ele, existe um grande número de pessoas acometidas por doenças cardiovasculares dentre os 600 mil habitantes dos 55 municípios atendidos pelo Hust. “Os pacientes com esta doença são atendidos pela equipe de cardiologistas do Hospital e depois precisam ser transportados para um centro de referência, que atualmente é o caso de Xanxerê”, comentou, sobre a necessidade do serviço.

“Hoje a cirurgia cardiovascular contribui muito na prevenção de mortes. No Brasil 30% da população vem a falecer devido às doenças cardiovasculares. Ano passado, infelizmente, morreram mais de 340 mil brasileiros devido a essa grave doença”, apontou Dr. Paulo Brofman, que explicou que atualmente o conceito da cardiologia se baseia em uma agregação entre o cardiologista clínico, o cardiologista intervencionista, que faz o diagnóstico com cateter nas salas de hemodinâmica, e a cirurgia cardíaca. “Está se mudando a evolução dessa doença, tratando pacientes recém-nascidos com defeitos congênitos, até pacientes com idade bastante avançada”, comentou. Para o cirurgião, a ideia é somar a especialidade com a excelente qualidade da medicina ofertada em Joaçaba.

O encontrou contou com a participação do renomado cirurgião cardiovascular e professor universitário Paulo Brofman
O encontrou contou com a participação do renomado cirurgião cardiovascular e professor universitário Paulo Brofman

O diretor geral do Hust, Alciomar Marin, destacou que o encontro serviu para ampliar a discussão, e que agora é preciso dar condições estruturais para viabilizar a parceria. “Acredito que após este passo vamos avançar. É um momento de estruturação, de verificar alternativas para a implantação do serviço. O Hust já é referência em oncologia e neurocirurgia e essa será mais uma especialidade que vai agregar para a região”.

O Instituto Coração e Saúde de Joaçaba já possui a estrutura pronta, que deverá ser apresentada em breve à sociedade. O cirurgião Paulo Brofman ficará responsável em montar a equipe de profissionais. Eles acreditam que até o final do ano o Hust possa estar oferecendo o novo serviço, que no primeiro momento atenderá particular e convênios, até que seja credenciado pelo SUS.

Fonte: Caco da Rosa

Veja agora

Homem tem perna esmagada após manobra de caminhão em Erval Velho

Nesta terça-feira, 27, um homem de 37 anos teve sua perna esmagada por um caminhão …