233 municípios terão eleições híbridas em SC

Nas eleições deste ano em Santa Catarina, 233 municípios terão as eleições híbridas, isso quer dizer que neste ano duas formas de votação irão ocorrer. Uma a já conhecida através da urna eletrônica tradicional usada em outras eleições, e segunda é a novidade que é as eleições utilizando a biometria.

WhatsApp Image 2018-09-13 at 08.29.51
Em Santa Catarina, foram 62 municípios que precisaram passar pelo procedimento da chamada revisão de eleitorado e que já fizeram o cadastro biométrico obrigatório. Nestes locais as eleições ocorrem de forma integral através da biometria. No caso da Comarca de Xaxim, os municípios de Lajeado Grande e Marema estão nesta lista. Xaxim terá também eleição biométrica para os eleitores que fizeram o cadastramento dentro do prazo, já para quem ainda não fez, ira votar pelo método tradicional.

Nesta semana o Cartório Eleitoral da Comarca de Xaxim iniciou o treinamento com os mesários que irão atuar nas eleições. Todas as orientações estão sendo repassadas pelo Chefe do Cartório Eleitoral de Xaxim, Marcos Correa Vieira em encontros que ocorrem na Câmara de Vereadores. Os mesários recebem um caderno de votação que ira identificar para o dia do pleito, quem já possuí a biometria e esta apto a votar pelo novo sistema.

No total 3.216.364 eleitores irão votar através da biometria em 295 cidades, isso corresponde a 63,44% do eleitorado de Santa Catarina. Em municípios com eleições hibridas como é o caso de Xaxim, são 1.056.498 eleitores cadastrados. Já nas cidades em que as eleições são 100% por meio de identificação biométrica como Lajeado Grande e Marema, os eleitores somam 2.159.866.

Outra novidade neste ano para quem já tem o cadastramento biométrico, é o e-título, aplicativo da Justiça Eleitoral disponível para download, que poderá ser usado como documento de votação.

Confira em https://www.tre-sc.jus.br/site/fileadmin/arquivos/noticias/2018/08/Cidades_com_eleicao_hibrida_em_Santa_Catarina.pdf as cidades em que as eleições ocorrem de maneira híbrida.

Fonte: Assessoria de Imprensa TER – SC/Fotos: Sérgio Ortiz Cultura AM

Veja agora

Homem fica ferido após colisão na SC-453, em Ibicaré

Um caminhão I/M.Benz 417 Sprinter de Ibicaré, tombou após colisão contra um Peugeot/207HB XR, placas …