A Vigilância Epidemiológica de Joaçaba, através do setor do Programa de Controle da Dengue municipal, realizou na última terça-feira (15) a entrega de cerca de 250 pneus que foram recolhidos em terrenos baldios e em alguns comércios do município. Os pneus foram encaminhados para reciclagem. A medida tem por objetivo evitar o acúmulo de água nos pneus, que é um dos principais depósitos de água para o Aedes Aegypti.
Neste ano, até o momento, Joaçaba registrou 3 focos do mosquito vetor da dengue na área central. Os imóveis próximos aos locais estão sendo visitados para evitar a disseminação do mosquito.
Segundo a Vigilância Epidemiológica, mesmo com temperaturas mais baixas, é preciso que a população colabore e evite o acúmulo de água em qualquer depósito em suas residências. A Vigilância orienta que lonas devem ser evitadas em áreas abertas que permitam o acúmulo de água da chuva, pneus devem ficar em área coberta, potes de água para animais de estimação devem ser lavados semanalmente, calhas devem ser verificadas quanto à limpeza e ao caimento das mesmas, caixas d’água devem ser bem tampadas, bromélias devem ser evitadas em áreas expostas à chuva, o lixo precisa ser bem armazenado de forma a não acumular água.
Fonte: Marivania Carvalho da Silva/Assessoria de Imprensa