Foi aprovado por unanimidade na sessão da última quarta-feira (18) o Requerimento nº 004/2026, de autoria de todos os vereadores, solicitando que seja enviado ofício ao diretor do SIMAE – Serviço Intermunicipal de Água e Esgoto de Joaçaba, Herval d’Oeste e Luzerna para que sejam adotadas medidas para reduzir o mau cheiro nas proximidades da lagoa de decantação de esgoto localizada no Bairro Nossa Senhora Aparecida, em Herval d’Oeste.
Os vereadores destacam que o forte odor tem prejudicado a qualidade de vida da comunidade e desvalorizado terrenos próximos à lagoa, além de poder afetar os rios Barra Verde e do Peixe. “Recebo praticamente todos os dias várias reclamações acerca da lagoa de decantação da SIMAE”, afirmou o presidente, Jean Patrick Giusti. Com a aprovação do Requerimento, a Câmara reforça seu compromisso de buscar soluções junto à autarquia e à Promotoria, garantindo mais saúde, segurança e bem-estar para os moradores.
O vereador Valdenir Antônio Rodrigues destacou a urgência do problema: “É fundamental que o diretor venha apresentar soluções. Tenho empresa próxima à lagoa e, em alguns dias, o odor é insuportável. Precisamos agir com urgência para resolver essa situação e proteger os moradores da região”, afirmou.
O líder do PP, Eduardo Ramella, reforçou a preocupação com o impacto diário do cheiro: “Quando passamos pela parte baixa já sentimos o odor, imagine quem vive ali todos os dias. Esperamos que a SIMAE apresente rapidamente um projeto eficaz para solucionar esse problema”, finalizou.

Fonte:Assessoria
Rádio Líder