Estes esclarecimentos se referem as alterações de sessões eleitorais, o que ocasionou no último pleito realizado domingo, a formação de filas extensas de eleitores para votar nestes locais que foram agregadas estas sessões. Como a demora foi absurda e devido ao horário já avançado, passando das 18 horas, muitos eleitores desistiram de votar.” Esta foi a declaração do vereador Emerson Martini, autor do Requerimento nº 053/2022, aprovado por unanimidade na sessão desta segunda-feira (03).
Martini solicita da Justiça Eleitoral providências para que as sessões eleitorais que foram alteradas, voltem para os locais de origem. O vereador destaca que foram alteradas três sessões: a sessão no Pavilhão Comunitário da Linha Serra Alta foi transferida para a Escola Básica Municipal Cruz e Souza, localizada no Bairro São Jorge, estrada geral. A sessão do pavilhão comunitário da Linha Sede Sarandi, na estrada geral, foi transferida para o pavilhão comunitário de Linha Sede Belém e a urna do pavilhão Comunitário da Linha Rio Sapato transferida para a Linha Senhor Bom Jesus.
“Acredito que a Justiça Eleitoral avaliou o número de eleitores e não a logística, pois com estas alterações de urnas para comunidades diferentes, muitas pessoas tiveram que fazer trajeto de 30 quilômetros e muitos ficaram sem almoço. Em Sede Belém, local aonde voto, havia apenas uma urna e fila enorme, pessoas cansadas , pois muitos tiveram que esperar até três horas e meia para votar, acredito que não seja por falta de recursos que a Justiça Eleitoral alterou estas sessões por isso solicitamos o envio deste ofício para o retorno de cada sessão para os locais de origem.”
Fonte: Ascom