“Os equipamentos de proteção individual protegem a integridade física dos trabalhadores no ambiente de trabalho não previne acidentes, mas reduz ou até elimina os riscos à saúde dos trabalhadores”. Este foi o relato do Vereador Patrick Giusti (PL), na sessão desta segunda-feira (27), justificando a Indicação nº 069/2021 de sua autoria, aprovada por unanimidade e dirigida ao Executivo Municipal. O vereador solicita o fornecimento aos servidores públicos lotados na Secretaria de Obras, Urbanismo e serviços Públicos, de uniforme e Equipamentos de Proteção Individual (EPI’S).
Patrick relata que a utilização de equipamentos de proteção pode significar prevenção de graves lesões aos funcionários e muitos problemas para o Poder Público Municipal. “Sem o uso de EPI adequado, o servidor pode se ferir gravemente o que poderá ocasionar o afastamento das suas funções e gerar a necessidade de contratar ou deslocar outro funcionário do setor para realização dos serviços”. São alguns exemplos de equipamentos de proteção: capacetes, luvas, mangas longas, aventais, botas e botinas, óculos, máscaras e cintos de segurança”.
O vereador destacou também a importância do uso de uniformes em uma instituição pública, um setor que está diariamente em contato com a população. “Isso representa muito mais que um simples acessório como forma de padronização, é uma forte ferramenta para aprimorar a cultura, a presença e melhorar a imagem da instituição junto aos munícipes. São muitos os benefícios que o uso do uniforme traz para o Poder Público, como também para o servidor que estando com uniforme terá economia de tempo e dinheiro”.
Por fim, Patrick frisou que ao receber os EPI’s e uniformes, que o servidor tem que obrigação de usa-los. “Eu mesmo fiscalizarei, e o servidor que não cumprir com a sua parte, fazer uso destes materiais, dever deve ser punido. Também sugiro ao Executivo que forneça estes equipamentos para outras secretarias e setores que necessitem”.
Fonte: Ascom