Vereador quer a Implantação de Unidade Móvel de Saúde equipada com consultório médico e odontológico para atender comunidades do interior de Herval

“Com essa unidade móvel, o município teria como atender todas as comunidades rurais pertencentes ao nosso território com economicidade, levando ainda, mais qualidade de atendimento para a população da zona rural”. Esta declaração é do vereador do PL, Patrick Giusti, autor da Indicação aprovada por unanimidade pelos vereadores que solicita ao Poder Executivo que adquira uma unidade móvel de Saúde para atender as comunidades.

Patrick defende a necessidade deste serviço, muitos moradores do interior têm que se descolar 20 até 30 quilômetros, dependendo de qual comunidade moram, para vir até a cidade buscar atendimento, várias cidades de Santa Catarina já adotaram este sistema e está funcionando perfeitamente. “Essa é uma maneira de facilitar o acesso a tratamentos de saúde aos moradores de regiões do interior de Herval d’Oeste que ficam distantes da cidade, recebendo assim, atendimento de qualidade pertinho de casa. Essa unidade móvel de saúde ajudará também a desafogar o intenso movimento de agendamento de consultas nas unidades de atendimento de saúde do município, pois com agendamento poderia atender a mais de uma comunidade em um só dia”.

Conforme o vereador, o atendimento médico-ambulatorial é prioridade em todas as cidades brasileiras. A promoção da saúde, no conjunto amplo e integrado das forças federativas, envolve a prevenção, o acesso e o tratamento de enfermidades que assolam a população e que se efetiva na disponibilização da infraestrutura necessária ao desempenho eficaz e eficiente das equipes de atenção básica.

Patrick destaca que a população da zona rural é a que mais sofre com a falta de estrutura da Saúde, já que não conta com o Programa Saúde da Família direcionado exclusivamente para o seu meio. Uma solução possível seria a implantação de unidades básicas de saúde na zona rural, porém, os custos associados à manutenção e a demanda reprimida de todas as comunidades rurais existentes impossibilitaria a efetividade da política pública. “Assim, a solução mais plausível e economicamente viável é a disponibilização de uma unidade móvel de atendimento médico-ambulatorial, dotada dos equipamentos necessários a realização de consultas médicas e pequenos procedimentos médicos”.

Fonte: Ascom

Veja agora

Diversas ações devem marcar o dia nacional de combate a dengue

Este sábado, é o dia nacional de combate a dengue. A vigilância ambiental de Herval …