Aprovado por unanimidade na sessão desta segunda-feira (14), o Requerimento nº 009/2022, de autoria do vereador do PSC, Cristiano Mendonça, que solicita o encaminhamento de ofício à Secretaria de Educação solicitando a implantação de lousas digitais nas escolas da Rede Municipal de Ensino.
Cristiano destaca que o conceito de Tecnologia Educacional diz respeito à utilização de recursos tecnológicos para fins pedagógicos que potencializam o processo de aprendizagem e interação entre alunos e professores. “A lousa digital é um exemplo de Tecnologia Educacional que oferece recursos interativos entre professores e alunos em sala de aula. Esta ferramenta amplia o aprendizado de forma participativa com o grupo; facilita a contextualização e manipulação dos conteúdos educacionais; aumenta a interação e familiarização com o uso de novas tecnologias e possibilita o ensino em tempo real entre anotações, softwares e internet”.
O vereador solicita a Secretaria de Educação a avaliação no âmbito da Pedagogia para investimento, implantação, disseminação e capacitação das Tecnologias Educacionais como, por exemplo, as Lousas Digitais Interativas que oferecem uma infinidade de recursos para as novas metodologias de ensino”.
Como funciona a Lousa Digital
A lousa digital é como uma tela imensa de um computador, porém mais inteligente, pois é sensível ao toque. Desta forma, tudo o que se pensar em termos de recursos de um computador, de multimídia, simulação de imagens e navegação na internet é possível com ela. Ou seja, funciona como um computador, mas com uma tela melhor e maior. O professor pode preparar apresentações em programas comuns de computador, como Power Point, por exemplo, e complementar com links de sites. Durante a aula, é possível, enquanto apresenta o conteúdo programado, navegar na internet com os estudantes. Pode ainda criar ou utilizar jogos e atividades interativas, contando com a participação dos alunos, que vão até a lousa e escrevem nela por meio de um teclado virtual – como aqueles de páginas de banco na internet – ou por meio de uma caneta especial ou com o dedo, já que a lousa lê ambas as formas.
Fonte: Ascom