De autoria do vereador do PSC, Cristiano Mendonça, e aprovado por unanimidade na sessão desta segunda-feira (05), o Requerimento nº 071/2021, para que seja encaminhado ofício ao Poder Executivo Municipal, solicitando que o mesmo inclua na Lei Nº 3155/2016, de 25 de julho de 2016, a implantação de microchip (chipagem) ou outras formas de controle para o cadastramento de cães e gatos do município de Herval d’Oeste.
O vereador frisa que a proposição tem por objetivo promover maior rastreabilidade, controle e manejo da população de animais domésticos presentes na cidade. “A identificação e rastreabilidade animal contribuem para o tratamento da saúde animal, gerenciamento de surtos, programas de vacinação, combate a zoonoses, vigilância sanitária, inspeção, certificação e controle de movimentos veterinários, identificação de animais feridos e perdidos em vias públicas e principalmente no combate ao abandono de animais largados em praças, estradas”.
“Quando ocorre este abandono, o animal fica perambulando pelas ruas, e em caso de acidente, quem arca com as despesas é o motorista e não o proprietário, com a chipagem é possível identificar o tutor do animal e responsabiliza-lo pelo abandono, pois todos sabem que abandonar ou maltratar animais é crime”. O vereador destaca que infelizmente o abandono de animais ainda é comum, muitos descartam o cão ou gato por ser velho, ou pelo fato de mudarem de local, deixando o animal para trás”. Cristiano relata ainda que segundo algumas ONGs, em média são resgatados dois animais por semana, que os donos simplesmente descartam abandonado nas ruas.
O vereador relata que o cadastro informatizado por meio de chipagem ou de outras formas de controle garantem a guarda responsável: quem vender, adquirir, adotar, cães e gatos passam a ter suas responsabilidades monitoradas, principalmente quanto a manutenção dos mesmos em condições regulares de alimentação, alojamento adequado e bem estar por toda a sua vida.
Fonte: Ascom