Aprovada por unanimidade na sessão desta segunda-feira (23), a Indicação nº 016/2022, de autoria do vereador do PP, Eduardo Ramella, que pede ao Poder Executivo Municipal para que promova um levantamento da real situação das escolas isoladas multisseriadas existentes no município e que posteriormente providencie a regularização desses espaços.
Segundo Dudu, Herval D’ Oeste possui em torno de 20 escolas desativadas nas comunidades do meio rural, isso em decorrência do cenário do êxodo rural provocado nos últimos anos que resultou no fechamento de várias escolas rurais, pois muitas famílias se mudaram para a área central do município.
“Esses espaços precisam de um levantamento para identificarmos se os mesmos pertencem ao município ou ao Governo do Estado. “Hoje temos uma única escola no meio rural, multisseriada, com funcionamento desde a pré-escola até o 5º ano do ensino fundamental. Essa escola fica localizada na comunidade de Sede Belém e atende alunos de comunidades vizinhas, totalizando 45 estudantes. Todas as demais escolas rurais não realizam atividades educativas”.
O vereador salienta “que diante desse cenário faz-se necessário regularizar esses espaços a fim de que todos estejam regulamentados e dos quais as comunidades possam fazer uso como local para festas, pois muitas já contam com cozinha, atividades recreativas para idosos, até mesmo em alguns casos como casa mortuária. Para isso claro, após este levantamento o Executivo poderá fazer a sessão de uso para estas comunidades”.
Fonte: Ascom