De autoria do vereador do PSC, Cristiano Mendonça e aprovada por unanimidade na sessão desta segunda-feira (08), a Indicação nº 005/2021, que solicita ao Poder Executivo Municipal que priorize nos Planos Diretor e de Mobilidade Urbana, a inclusão e a passagem pela Rua Santos Dumont do transporte coletivo advindo da cidade de luzerna. Segundo Cristiano, em dias de calor e nas noites de frio e de chuva além dos usuários em geral, muitos alunos hervalenses que frequentam o Senai e Instituto Federal Catarinense (IFC), campus Luzerna precisam deslocar-se a pé, indo e voltando aos bairros aonde moram, atravessando as pontes e a passarela até a cidade vizinha de Joaçaba para então usufruir do transporte coletivo que atende a cidade de Luzerna. “ Somente com a integração do transporte público coletivo entre as cidades de Herval d’Oeste, Joaçaba e Luzerna é que estaremos desenvolvendo um sistema urbano integrado, com acessibilidade, mobilidade e igualdade social; integrar nossas cidades gêmeas”.
De acordo com o vereador isto está em conformidade com as diretrizes do Plano de Mobilidade Urbana, descrito na Constituição Federal, que garante, de forma ampla e irrestrita, a justiça social e melhoria da qualidade de vida. “A ideia de ligar o transporte coletivo de Herval d’Oeste também com a cidade de Luzerna é justamente para fazermos uma reflexão de como seria importante construirmos um sistema único de trânsito e de Mobilidade Urbana. Herval d’Oeste assim como os municípios vizinhos precisam elaborar seus Planos de Mobilidade, que é uma exigência da “Política Nacional de Mobilidade Urbana” prevendo em um futuro próximo a integração do trânsito entre as três cidades; Herval d’Oeste, Joaçaba e Luzerna de forma definitiva”.
Cristiano exemplifica “ os alunos hervalenses que frequentam as escolas de educação profissional e tecnológica, os cursos técnicos na cidade vizinha de Luzerna, precisam percorrer parte do seu trajeto a pé atravessando as pontes e enfrentando as intempéries climáticas. Se pensarmos num sistema de mobilidade integrada estes mesmos alunos teriam pontos de saída e de retorno para a cidade vizinha de Luzerna também aqui, nas ruas centrais de Herval d’Oeste e não somente nas cidades vizinhas. Então fica esta indicação para que o Poder Executivo priorize num futuro não muito distante maior reciprocidade na questão do transporte coletivo entre os municípios vizinhos sem prejudicar os usuários e as empresas prestadoras de serviços”.
Fonte: Assessoria de Imprensa/Joce Pereira