De autoria do vereador do PSC Cristiano Mendonça, foi aprovado por unanimidade na sessão desta segunda-feira (21), o Requerimento nº 012/2022, que solicita a criação do Fundo Municipal de Proteção e Defesa Civil. “O Fundo Municipal de Proteção e Defesa Civil do Município de Herval d’Oeste terá a finalidade de captar, controlar e aplicar recursos financeiros, como forma de garantir rápida resposta a execução de ações de prevenção e preparação em áreas de risco, de resposta e de recuperação de áreas atingidas por situações de emergência, calamidade pública e desastres naturais”.
Cristiano destaca que a realidade climática dos tempos atuais exige um novo e eficiente modelo de governança municipal no que diz respeito à Gestão de Riscos e a pronta resposta a situações de emergência e de calamidade pública. “Este Fundo poderá captar recursos da iniciativa público privada e controlar estes valores de modo seguro para auxiliar mais rapidamente as pessoas atingidas’.
“A falta de adaptação à “crise climática” faz com que governos tenham cada vez menos verbas do que o necessário para o combate a desastres naturais. Urbanistas alertam sobre o “boom populacional” em áreas de risco e progressivo aumento de inundações e deslizamentos. Já os cientistas alertam que “desastres naturais” estão ficando cada vez mais fortes e frequentes e que em curtos espaços de tempo e em uma mesma região podemos vivenciar frio e calor extremos, estiagens prolongadas, incêndios florestais, tornados, enchentes e grandes deslizamentos”.
Uma informação importantíssima, é que, segundo o relatório das Nações Unidas as secas que ocorriam apenas uma vez a cada década agora acontecem com 70% de mais frequência. “Com a possibilidade de recebimento de repasse de recursos financeiros advindos de vários entes tanto públicos como privados, o Fundo Municipal de Proteção e Defesa Civil possibilita viabilizar dentro do município um montante de recursos voltados a projetos educativos preventivos, de trabalhos técnicos e científicos contra desastres, de monitoramento, proteção e recuperação de áreas de risco bem como para compra ou estoque imediato de máquinas, equipamentos e materiais de construção”.
Fonte: Ascom