“Isso é um descaso com o dinheiro público e com a população que paga seus impostos gerando renda para o município e é quem mais enfrenta problemas com estas obras inacabadas”. Esta foi a declaração do vereador do PSDB, Adilson Teixeira “Seco” ao se referir ao Requerimento nº 022/2021, apresentado por ele durante a sessão desta segunda-feira (15). A proposição que foi aprovada por unanimidade, solicita o envio ao Poder Executivo Municipal de um Pedido de Informações a respeito destas obras públicas, que estão paralisadas ou em ritmo muito lento de execução.
Seco destaca algumas destas obras: A cobertura do abrigo da UPA onde os pacientes aguardam por atendimento médico ao relento, a pavimentação da Rua Leoberto Leal, na sua segunda etapa, que está há mais de 3 meses sem movimentação, ou com poucos progressos efetuados. “Esta obra está sendo executada com recursos federais que estão na conta da Prefeitura desde agosto do ano passado, pedido da Bancada do PSDB, e contrapartida do município, os moradores estão indignados, muitos têm que deixar seus veículos a 30 metros de distância de suas casas, isso é um desrespeito”.
O vereador cita também a pavimentação da Rua 13 de Maio que ocorreu de forma muito lenta, sendo que a pouco foi concluída, e a situação na Francisco Porto Moreira onde simplesmente a obra não segue. “Ao não finalizarem as obras, as empresas estão criando problemas para a nossa população. Há casos de moradores que não conseguem, por causa de buracos abertos, colocarem seus veículos na garagem, que ficam ao relento e são alvo de roubos e batidas sem contar o estrago causado pelas chuvas e sol, e o pior de tudo isso é que sequer a empresa pediu autorização dos moradores para abrir estes buracos em frente as residências, e quem vai arcar com os danos? É preciso que o Poder Público notifique as empresas contratadas, para verificar o porquê da dificuldade e demora para a conclusão destas obras, tem também que rever o tempo hábil para a execução, diminuir este período, pois o prazo dado, três meses, é muito grande se comparamos com a obra a ser excetuada, os contribuintes pagam em dia os seus impostos e não veem o retorno, ao contrário como os casos citados, veem sim problemas”.
Seco afirma que este requerimento visa garantir o cumprimento do exercício constitucional de fiscalização dele como vereador, no sentido de prestar contas à população do município, mediante fiscalização dos atos do Poder Executivo e do emprego dos recursos públicos. “Esta proposição visa tão somente que o respeito a população seja garantido com a conclusão destas obras, tão necessárias para a saúde e o desenvolvimento do município de Herval d’Oeste, por isso pedimos o apoio dos demais vereadores para que nos ajude a cobrar uma posição do poder executivo”.