Vereador afirma que Herval d’Oeste necessita de uma agência do SINE e solicita que administração siga com tratativas de instalação

Aprovado por unanimidade na sessão desta segunda-feira (25), o Requerimento nº 0108/2021, de autoria do vereador do PSC, Cristiano Mendonça, que solicita ao Poder Executivo Municipal que dê prosseguimento as tratativas de celebrar Acordo de Cooperação com o Governo do Estado para a instalação de uma unidade do Sistema Nacional do Emprego (Sine) no município.

Para justificar seu requerimento, o vereador apresentou uma série de números e estatísticas que comprovam a necessidade de se ter em Herval d’ Oeste um Posto do Sine. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para uma população estimada de mais de 22mil habitantes, a mão de obra ocupada em 2019 era de 4.416, ou seja 19, 5%, da população. Este é um percentual extremamente baixo se considerarmos a taxa de ocupação de postos de trabalho no município.

“A Covid-19 afetou negativamente os postos de trabalho, prejudicou a Educação na área de Capacitação Profissional, de cursos profissionalizantes, de treinamentos, do fomento ao primeiro emprego, desaceleraram, tudo ficou restrito devido à pandemia e principalmente o jovem foi prejudicado”!

Cristiano destaca que como muitas atividades ficaram paradas, inúmeras vagas de empregos também deixaram de existir, inclusive com a falta da própria capacitação profissional se criaram grandes obstáculos no caminho de quem procura entrar ou até mesmo se reencontrar no mercado de trabalho.

“Alguns ainda precisam ser estimulados para o retorno ao trabalho, pois durante a pandemia perderam o emprego, perderam seus entes queridos e o resultado de tudo isso é que hoje muitas pessoas vivem momentos difíceis, as chamadas “sequelas da Pandemia”, estão desestimulados e até mesmo tem dificuldade para sair batendo de porta em porta procurando emprego”.

O vereador frisou que o jovem precisa trabalhar, mas para isso é preciso criar um ambiente favorável para que ele tenha acesso aos treinamentos, aos estudos de qualificação profissional, para se encontrar no mercado de trabalho. É de conhecimento de todos que uma maior exigência de experiência profissional reduz muito as contratações principalmente dos jovens, ainda mais agora em momentos de crise.

“Na semana passada ocorreram algumas tratativas pelo Poder Executivo sobre a possibilidade de celebrar um Acordo de Cooperação Técnica para a instalação de uma unidade do Sine em nosso município. Este Sistema nacional é um programa de grande importância para quem procura emprego no Brasil, sendo muitas vezes a principal ferramenta de recolocação do cidadão no mercado de trabalho. Instalando aqui em nosso município um programa que facilite o diálogo e a aproximação entre quem procura um emprego e de quem contrata, é de extrema importância para a nossa população”.

O SINE

A função do Sine é promover a intermediação de mão-de-obra, de forma tanto a reduzir o tempo de espera de quem está sem ocupação (sem emprego) quanto o preenchimento de vagas em postos abertos por empregadores.  A finalidade de um Posto do Sine no município é que conceda o atendimento aos trabalhadores com vista à sua habilitação para recebimento do Seguro-Desemprego, que  promova as medidas necessárias à intermediação de mão de obra, visando à pronta recolocação do trabalhador no mercado de trabalho, selecione, oriente e encaminhe os trabalhadores para qualificação e requalificação profissional, promova ações de estimulo às iniciativas de formas alternativas de geração de emprego e renda, norteie suas ações conforme as normas técnicas e diretrizes operacionais dentro da legalidade e segurança jurídica.

Fonte: Ascom/Joce Pereira

Veja agora

Unoesc Basket Joaçaba disputa a final dos Jogos Universitários Brasileiros

Os gigantes do Basket Joaçaba embarcaram para Brasília (DF) no último domingo (13), para representar …