A temporada 2023 do Joaçaba Futsal inicia com novidades. A diretoria anunciou nesta terça-feira (3) a contratação do técnico Vandré da Costa de Souza, que estará à frente do elenco principal nas disputas da Liga Nacional de Futsal (LNF), da Série Ouro do Campeonato Catarinense e da Supercopa.
Ele substitui Paulinho Sananduva, que estava no comando da equipe adulta do Joaçaba Futsal desde 2019. Paulinho solicitou a rescisão do contrato e o desligamento do clube. A decisão partiu do próprio profissional e foi comunicada à diretoria nesta semana, diante da proposta de outro time da Liga Nacional (LNF).
Vandré estava no Joinville desde 2021, no comando das equipes Sub-20, Sub-21 e Sub-23. Além de auxiliar do time adulto, a partir de setembro de 2022 ele assumiu interinamente o cargo de técnico. Dos títulos no clube tricolor, destaque para os conquistados no ano passado: a Copa Mundo do Futsal Sub-21, quando também foi eleito o melhor treinador; a Taça Brasil de Clubes e a Copa Santa Catarina. O professor ainda é vice-campeão da Copa Mundo do Futsal Sub-23.
O novo técnico do Joaçaba Futsal tem 51 anos, é natural do Rio de Janeiro e graduado em Educação Física pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). São mais de 30 anos dedicados ao futsal, como atleta e integrante da comissão técnica.
A trajetória iniciou em 1988, como jogador em clubes como Bradesco, Flamengo, Interviú da Espanha, ACBF, Internacional, Ulbra, Banespa e Unisul. Ele também defendeu a Seleção Carioca e a Seleção Brasileira e acumulou títulos: tricampeão da Liga Nacional, campeão Mundial de Clubes, tricampeão Carioca, bicampeão Paulista e campeão Pernambucano, Capixaba e Gaúcho.
Vandré parou de jogar aos 40 anos e, desde então, passou a atuar como técnico. Já são 11 anos de experiência, com passagens pelos times catarinenses Capivari de Baixo, Tubarão, Floripa, Curitibanos e Joinville e pelos gaúchos Assaf de Santa Cruz do Sul e Guarany de Espumoso.
No comando dessas equipes, ele somou conquistas: é tricampeão regional dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) e campeão gaúcho Série Prata, da Copa Alto Jacuí e da Copa dos Pampas. Nessa última competição, foi escolhido o melhor treinador. Vandré ainda comandou a Seleção Gaúcha em 2019 e foi vice-campeão Brasileiro.
A partir de fevereiro, ele assume um novo desafio no Joaçaba Futsal. No ano em que o clube completa 10 anos do retorno às quadras, a expectativa é positiva por parte da diretoria, comissão técnica, atletas, patrocinadores e torcedores. O elenco já foi definido, com a renovação de três jogadores e a contratação de outros dez, que já começaram a ser anunciados.
“Agradeço a confiança e a escolha do meu nome para comandar uma das principais equipes do futsal brasileiro, que tem uma torcida apaixonada pelo esporte. Sabendo da responsabilidade, trabalharei incansavelmente para retribuir à altura e para que, juntos, possamos alcançar os objetivos traçados para a temporada”, ressalta Vandré.
Fonte: Mayelle Hall / Comunicação Joaçaba Futsal