As máscaras de proteção são peças indispensáveis durante esse período em que estamos enfrentando a pandemia de coronavírus. Elas diminuem as chances de contágio e a proliferação do vírus.
Para garantir eficácia, as máscaras precisam cobrir a boca e o nariz. Não adianta usar a máscara no queixo, ou deixar o nariz para o lado de fora. Além do uso correto das máscaras, é preciso lavar de forma constante as mãos, e se possível utilizar álcool em gel 70%.
Máscaras caseiras:
A máscaras caseiras, desde que bem confeccionadas, são recomendadas pelo próprio Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde – OMS.
Além de eficientes, são equipamentos simples e fáceis de produzir. São grandes aliadas no combate à propagação do coronavírus, pois protege você e as pessoas a sua volta.
Para funcionar bem, precisam seguir algumas especificações:
É preciso que tenham pelo menos duas camadas de pano e sejam feitas em tecido de algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos, desde que desenhadas e higienizadas corretamente.
O importante é que a máscara seja feita nas medidas corretas cobrindo totalmente a boca e nariz e que estejam bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.
Usar máscaras é cuidar de você e de sua família. Com elas, conseguimos diminuir o risco de contágio e damos tempo a que cientistas encontrem uma vacina anti coronavírus.
Alta taxa de contaminação preocupa:
O médico responsável pela secretaria de saúde de Herval d’ Oeste, Carlos Rogério, se mostra muito preocupado com a alta incidência de contaminações pelo novo coronavírus em nossa região.
Mesmo o número de óbitos ser relativamente baixo em nossa região, Dr. Carlos, explica que não há um tratamento especifico para a doença, valendo a velha máxima de que “Cada caso é um Caso”.