A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Remi Alécio Mascarello, localizada em Herval d Oeste, orienta que em cumprimento ao Decreto Municipal 4178/2020 todos os pacientes que buscarem por atendimento na unidade devem estar usando máscara caseira, de pano, que cubra nariz e boca. Salienta que na unidade não são fornecidas máscaras cirúrgicas a pacientes assintomáticos tendo em vista a preocupação em manter o quantitativo deste material para os profissionais de saúde frente a grande exposição ao vírus sofrida por estes e a dificuldade brasileira de importar tais EPIs.
O Decreto torna obrigatório o uso de máscara de pano confeccionadas manualmente para embarque no transporte público coletivo e acesso ao terminal; para uso de táxi ou transporte compartilhado de passageiros, para acesso aos estabelecimentos considerados como essenciais (supermercados, mercados, farmácias, entre outros); para acesso aos estabelecimentos comerciais; para o desempenho das atividades em repartições públicas e privadas. Tal Decreto tem por objetivo diminuir a circulação do vírus na Comunidade em geral, evitando o risco de morte e reduzindo as internações hospitalares.
A UPA esclarece ainda que algumas alterações na rotina de atendimento foram necessárias a fim de reduzir aglomeração na sala de espera e evitar a proliferação do vírus. Na sala de espera algumas cadeiras foram marcadas com a finalidade de assegurar a distância social entre os pacientes, não é permitido a entrada de acompanhantes para pacientes com idade entre 18 e 60 anos. Os pacientes com sintomas gripais devem procurar o centro de triagem na AABB em Joaçaba, pacientes com sintomas gripais graves e encaminhados para a UPA serão atendidos no setor de Isolamento para COVID- 19 montado dentro da própria UPA. A administração de medicações com receita externa, bem como a realização de curativos em dias úteis devem ser realizados nas Unidades Básicas de Saúde. Todas as medidas são necessárias neste momento a fim de evitarmos a disseminação do vírus minimizando os índices de hospitalizações.
Para evitar um futuro isolamento mais rigoroso é importante que a Comunidade contribua com essa medida e contribua também com os profissionais da saúde, trazendo a sua máscara de casa.