Três atletas da Unoesc, que em 2022 representaram a Instituição em competições estaduais, nacionais e internacionais, foram homenageados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) no prêmio “Melhores do Ano”. A solenidade aconteceu na noite de 22 de março, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília.
Foram homenageados: o mesatenista Luís Eduardo Camarço Rodrigues, do curso de Educação Física da Unoesc Joaçaba, o jogador de basquete, Jonata Lima da Silva também da Unoesc Joaçaba, e a jogadora de vôlei Iarla Dailene Cossul, da Unoesc Chapecó.
Luiz havia sido premiado em 2021 pelas suas conquistas e foi agraciado em 2022 por se destacar com uma medalha de ouro e duas de prata no FISU America Games, os Jogos Pan-Americanos Universitários, realizados em Mérida, no México. Jonata e Iarla foram premiados pelas medalhas de ouro e desempenho nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2022.
Além dos três acadêmicos da Unoesc, a Federação Catarinense do Desporto Universitário (FCDU) foi representada no evento por mais dois atletas da Univali e da Unisul, nas modalidades de atletismo e handebol, e foi premiada com o 5º lugar entre as federações com melhor desempenho na temporada 2022 e com um troféu de reconhecimento pelas atividades e participações nas competições da CBDU.
Realizada anualmente pela CBDU, a premiação é considerada o Oscar do esporte universitário brasileiro e visa consagrar os destaques da temporada anterior. O objetivo é reconhecer e homenagear atletas e entidades que contribuem para o fomento do esporte universitário.
— Mais uma vez a Unoesc se fez presente no evento Melhores do Ano. Estamos orgulhosos e nos sentimos honrados por termos atletas de alto nível que são nossos estudantes e tão bem representam nossa Instituição. Parabenizamos a todos os atletas e à FCDU pelas homenagens e conquistas. Agradecemos as parcerias com as Associações Esportivas e também o apoio da Direção da Unoesc ao Desporto Universitário — comentou a coordenadora do curso de Educação Física da Unoesc Joaçaba, professora Elisabeth Baretta.
Fonte: Alessandra de Barros/Assessora de Imprensa