Trade Turístico visita Rota do Turismo Rural de Gramado e conhece origens do setor

Emprendedores do setor do turismo de Herval d´Oeste realizaram viagem técnica para Gramado (RS). Os empreendedores foram acompanhados pela diretora de turismo do município Silvana Ferreira, pela coordenadora de projetos do Sebrae/Meio-Oeste Gelsi Daros Fortes e pelas consultoras Neusa de Oliveira, Léia Macedo e Aline Andres.

A viagem, que teve como intuito o aprendizado, levou os empreendedores até o horto municipal de Gramado – conhecida nacionalmente pelo seu embelezamento. No local, foi possível observar todo o processo desenvolvido e entender como foi a mudança de mentalidade e de técnica ao longo dos anos. O grupo foi recebido pelo secretário de agricultura Eliezer de Lima e pelo diretor de urbanismo Marcio Pottratz.

Segundo eles, o processo iniciou pequeno e hoje a régua é muito alta. “Todos conhecem Gramado pela sua beleza em flores e é isso que procuram aqui. Criamos leis, entregamos mudas à comunidade e constantemente modificamos a maneira de trabalhar ao longo dos anos. Contamos hoje com 7 pessoas que ajudam na produção, 7 no plantio e outras 5 que são terceirizadas apenas na manutenção. Temos mais de 25 anos de horto, começamos com 32 mil mudas ano e hoje chegamos a 1 milhão e 200 mil”.

Logo depois o grupo esteve com a equipe da Secretaria de Turismo, onde pode conhecer a estrutura da secretaria e da autarquia responsável pelos eventos de Gramado. O “turismo” no município iniciou há muitos anos, em 1910 com a primeira pousada aos tropeiros. O desenvolvimento do setor segue uma linha temporal: depois dos tropeitos, a era da linha férrea, da industrialização, de Festa da Hortências, o fortalecimento do setor com o Festival de Cinema, a consolidação e a busca agora do Selo de Destino Inteligente. O novo desafio requer o cumprimento de 105 requisitos dentro de governança, sustentabilidade, tecnologia, inovação, promoção e marketing, acessibilidade, criatividade, segurança e mobilidade e transporte.

No segundo dia, o grupo esteve visitando um roteiro do interior já que o foco de Herval d´Oeste está nesse segmento. Foi possível visitar uma vinícola orgânica, um museu e um café colonial. Os empreendedores hervalenses observaram a forma de atendimento, o discurso de venda, a receptividade e a importância de trabalhar com produtos turísticos.

Conforme a coordenadora do Sebrae; “a viagem foi excelente porque conseguimos entender bem a história do turismo em Gramado e perceber as boas práticas que podem ser levadas para Herval d´Oeste dentro das condições do município”, destacou Gelsi reforçando que o roteiro “Entre Trilhos e Trilhas” está na prateleira para comercialização.

Já a diretora de turismo Silvana reforçou; “essa visita técnica vem para profissionalizar o nosso município. Conhecemos o Horto Municipal porque queremos que cada vez mais o embelezamento seja nossa pauta, iniciando já pela revitalização da praça, que é um objetivo do prefeito Ronaldo, que apresentará novidades em breve”, finalizou.

Veja agora

Grupo “Joaçaba por Elas” realiza encontro sobre autocuidado e autoestima

O grupo “Joaçaba por Elas”, promovido pela equipe do CREAS (Centro de Referência Especializado de …