Pontes e partes de casas arrancadas pela força da água, propriedades e construções inundadas, máquinas e equipamentos agrícolas danificados, pomares e plantações destruídos, estradas danificadas após virarem rios e diversos outros estragos foram causados por um forte temporal que atingiu o município de Rio das Antas, no Meio-Oeste catarinense, na tarde e noite desta segunda-feira (04). As localidades mais atingidas são Linha Glória, Rio Preto e Rio Tigre, onde algumas famílias ficaram desabrigadas.
A região central da cidade também foi afetada e até ruas foram interditadas após a enxurrada alagar vários pontos. A rua Lontras, que dá acesso a comunidades do interior, foi totalmente interditada pela Defesa Civil, por volta das 21 horas.
O rastro de destruição foi causado por uma forte enxurrada após chover mais de 100 mm em menos de 12 horas, de acordo com dados da Epagri/Ciram. A chuva caiu durante grande parte do dia, mas foi no início da noite que o maior volume de precipitação caiu em pouco tempo causando grande destruição.
Equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Prefeitura estão atuando para auxiliar moradores atingidos. A Defesa Civil informou que em um primeiro momento, as equipes estão prestando socorro à população mais atingida. Em seguida, o trabalho estará focado na recuperação dos locais atingidos, de acordo com a Prefeitura, e posteriormente serão contabilizados os estragos.
Em decorrência da chuva e da destruição causada, o transporte escolar foi suspenso nesta terça-feira (05) para a segurança dos alunos. Todavia, as escolas estarão abertas para receber e acolher os estudantes.
Rio das Antas enfrenta o oitavo episódio de destruição em três anos
Os secretários municipais estão à campo, coordenados pelo prefeito João Carlos Munaretto, e pelo vice-prefeito Selmir Bodanese, em apoio às ações da Defesa Civil e dos Bombeiros. Bodanese disse que esse é o oitavo episódio de destruição e prejuízos causado por chuvas e vendavais que os rioantenses enfrentam nos últimos três anos. O vice-prefeito se solidarizou com as famílias atingidas e disse que a Administração Municipal está trabalhando para auxiliar a comunidade a enfrentar esse momento difícil.
A Administração Municipal pede o apoio da população para que auxilie os servidores dentro de suas possibilidades, pois a situação enfrentada pelo município é crítica devido a extensão dos problemas. Há menos de uma semana um tornado deixou um rastro de destruição em comunidades como São Luís e Salto Rio das Pedras. Além disso, a rodovia SC-135 que atravessa o município permanece interditada na localidade de Gramado após um trecho do asfalto cair por conta de um enxurrada.
Uma importante rota de desvio da SC-135, recém recuperada, também voltou a ficar bloqueada nesta segunda-feira (04) após o nível do Rio do Peixe subir e alagar trechos da Linha XV de Novembro, entre Ipoméia e Gramado.
Por conta dos estragos causados pelas condições climáticas, servidores das secretarias de Obras e Agricultura trabalham dia e noite na recuperação e cascalhamento de estradas, desobstrução de bueiros para dar condições de tráfego. Entretanto, por conta deste novo episódio de destruição causado pelo temporal, os trabalhos foram parcialmente interrompidos para auxiliar a população atingida, fornecendo apoio nas estradas e também lonas plásticas para minimizar os danos.
Fonte: RBV