Frente fria aliada ao ciclone extratropical provoca instabilidade extrema no Sul do Brasil – Foto: Reprodução/ND
O Rio Grande do Sul deve enfrentar um período de forte instabilidade entre sexta-feira (19) e segunda-feira (22), marcado pela formação de um ciclone extratropical e o avanço de uma frente fria, segundo a defesa civil do estado.
O fenômeno deve provocar tempestades severas, rajadas de vento que podem superar os 100 km/h, queda de granizo e volumes expressivos de chuva em diferentes regiões do Estado.
Além disso, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) informou que após a chegada da frente fria no estado gaúcho, as áreas de instabilidade se espalharão por toda a Região Sul e também chegarão a partes de Mato Grosso do Sul, podendo atingir o extremo sul e sudoeste de São Paulo.
Sexta-feira (19): Oeste e Sul do RS em alerta
Conforme a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, nesta sexta, os temporais atingem principalmente o Oeste, a Campanha, a Costa Doce e o Sul. Há risco de granizo e rajadas de vento de até 90 km/h, além de chuva entre 10 e 40 mm ao longo do dia.
Sábado (20): tempestades ganham força com ciclone
O sábado será de instabilidade mais intensa com o ciclone. As rajadas de vento podem variar entre 60 e 80 km/h, chegando a mais de 100 km/h em pontos isolados.
Rajadas acima de 100 km/h estão previstas em diferentes regiões do Estado do Rio Grande do Sul – Foto: Marco Santiago/Arquivo/ND
A chuva forte do ciclone, acompanhada de granizo e raios, deve atingir a metade Sul, a Região Metropolitana de Porto Alegre, o Centro, as Missões e o Noroeste. Os volumes podem alcançar até 75 mm/dia em áreas da Campanha e do Oeste.
Domingo (21): madrugada crítica e risco de granizo grande
Durante a madrugada de domingo, uma linha de instabilidade avança pelo Estado. O risco maior está nas regiões Oeste, Noroeste, Missões, Centro e Serra, com rajadas de vento acima de 100 km/h e granizo de grande porte. Ao longo do dia, a chuva forte se concentra na metade Norte, com acumulados de até 90 mm em pontos isolados.
Segunda-feira (22): tempo melhora aos poucos
Na segunda, a frente fria perde força, mas ainda chove de forma fraca a moderada no Centro, Norte, Nordeste, Serra, Vales, Região Metropolitana e parte do Litoral. Os volumes devem variar entre 5 e 20 mm/dia.
Acumulados de até 130 mm de chuva podem provocar alagamentos e transtornos – Foto: Daniel Castelo Branco/Reprodução
A partir da tarde, a chegada de um sistema de alta pressão estabiliza o tempo e provoca queda nas temperaturas. O mar também ficará agitado na costa gaúcha.
Previsão do tempo: acumulados de chuva no RS
Até o fim do evento, os acumulados devem variar entre 40 e 110 mm em boa parte do Estado, podendo chegar a 130 mm em regiões como Oeste, Campanha, Missões, Noroeste, Norte, Nordeste e Serra.
Impacto em outros estados: frente fria avança pelo Brasil
No domingo, a frente fria avança em direção ao Centro-Sul do Brasil. Além do Rio Grande do Sul, também ficam sob alerta de tempestades Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo.
O risco é maior no Oeste de Santa Catarina e Paraná, além do Sul do Mato Grosso do Sul, com possibilidade de granizo, vendavais e chuvas volumosas durante a noite e madrugada de segunda-feira (22).
Chuvas extremas e risco de transtornos
O modelo europeu ECMWF disparou alerta máximo para alta probabilidade de chuvas extremas no domingo, sobretudo na metade Norte do Rio Grande do Sul, mas também com reflexos em Santa Catarina e no Paraná. A previsão indica potencial para alagamentos, destelhamentos, queda de árvores e outros transtornos nas áreas mais atingidas.
Fonte: ND Mais