A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Polícia de Herval d’Oeste cumpriu, na manhã de sábado, 29 de Novembro, um mandado de prisão e um mandado de busca e apreensão relacionados ao caso da morte de Ismael Delsiovo Cruz, 25 anos. Ele estava desaparecido e seu corpo foi encontrado na última quinta-feira, 27 de Novembro, no Rio do Peixe, próximo ao Cemitério Frei Edgar de Joaçaba.

Ismael foi visto pela última vez no dia 6 de novembro de 2025, quando saiu de sua residência, em Herval d’Oeste, conduzindo sua motocicleta. No dia 8 de novembro, a motocicleta de Ismael foi encontrada abandonada próxima à Escola Básica Municipal Estação Luzerna, com o capacete caído ao chão. Elementos encontrados posteriormente na residência da vítima levantaram suspeitas quanto às circunstâncias do desaparecimento.

A equipe de investigação realizou extensas diligências que incluíram análise de imagens de videomonitoramento, coleta de informações com familiares e conhecidos, e buscas com apoio do Grupo de Operações, Resgate e Salvamento com Cães.

De acordo com o Delegado responsável pela Delegacia de Herval d’Oeste, João Pedro Possamai, as investigações permitiram identificar que Ismael foi visto pela última vez acompanhado de um conhecido, que permaneceu no local por aproximadamente 4 horas e 40 minutos antes de deixar a área sozinho. As evidências apuradas indicaram tentativas de alteração do cenário dos fatos.
Neste sábado, foi cumprido mandado de prisão expedido pelo Poder Judiciário em desfavor do suspeito de cometer o crime, após representação da Polícia Civil e parecer favorável do Ministério Público. Também foi dado cumprimento a um mandado de busca e apreensão para coleta de novos elementos probatórios.
A Polícia Civil aguarda a conclusão do laudo pericial pela Polícia Científica para determinar as causas e circunstâncias da morte. A investigação permanece em sigilo.


Fonte: Polícia Civil
Rádio Líder