Na última quarta-feira (1°) o Simae publicou portaria tratando do pagamento das faturas de água e esgoto dos usuários de Joaçaba, Herval d’Oeste e Luzerna, em razão da pandemia causada pelo novo Coronavírus (Covid-19). A medida prorroga o vencimento das faturas com referência de leitura de março/2020 para 30/05/2020 e de abril/2020 para 30/06/2020, sem cobrança de juros, multas e correções.
Os usuários do sistema de abastecimento de água e de esgotamento sanitário do Simae que não conseguirem efetuar o pagamento de suas faturas de água e esgoto até as datas estipuladas (30/05 e/ou 30/06), poderão ainda solicitar o parcelamento da dívida em até 12 parcelas, desde que o valor da parcela não seja inferior a duas vezes o valor da tarifa de disponibilidade de serviço da categoria residencial vigente.
O Diretor-Presidente do Simae, Paulo Cesar Lamin, ressaltou a importância da medida para a população dos três municípios de abrangência. “Sabemos que as várias ações de contenção para o avanço da pandemia decorrente do Covid-19 têm causado impacto direto na renda das famílias e na arrecadação das empresas, o que pode comprometer a capacidade de pagamento momentânea dessas pessoas. Contudo, o serviço de fornecimento de água e coleta e tratamento de esgoto é essencial para a saúde pública e indispensável ao combate da pandemia, por isso a população não pode ser prejudicada nesse momento”, comentou.
Paulo ainda salienta que é recomendável às pessoas que tenham condições de efetuar os pagamentos dentro dos prazos normais de vencimento, que o façam com o objetivo de evitar acúmulo de contas ao final destes períodos. “Importante reforçar também que as contas recebidas em março com vencimento em abril não serão reemitidas devendo assim ser considerado o novo prazo de pagamento estabelecido, independente do que consta na fatura”, pontuou.
Além disso, devido ao fechamento dos bancos e lotéricas no mês de março fica definido que não haverá cobrança de juros, multas e correções referentes as faturas e comunicados de débitos vencimentos em março, desde que os pagamentos sejam efetuados até dia 10 de abril, próxima sexta-feira.
Quanto aos cortes de água, estes estão suspensos enquanto persistir a situação de emergência em saúde pública, decorrente da pandemia do Covid-19.
Fonte: Assessoria/SIMAE