Sicredi UniEstados inicia seu Planejamento Estratégico 2020/2021

A concorrência no mundo dos negócios exige das organizações um comportamento diferenciado, pautado por uma gestão e por uma governança cada vez mais profissionalizadas. É preciso antecipar cenários e se reinventar constantemente na busca da excelência. A gestão, no sistema cooperativo, precisa ser democrática, para ser realmente eficiente, onde se ganha força e espaço quando se trabalha juntos, com propósito, união e compartilhamento, seja de ideias, desafios ou resultados.


Durante quatro dias, equipe diretiva, gerentes e assessores aprimoraram conhecimentos e lançaram desafios para os próximos anos.

Baseado nisso, a Sicredi UniEstados deu início ao seu Processo de Planejamento Estratégico, direcionando o foco de todos os envolvidos, buscando uma uniformidade de atuação e visando proporcionar aos associados uma entrega adequada às suas necessidades. Durante quatro dias, de 7 a 10 de outubro, Diretoria Executiva, Gerentes de agências, Gerentes da Superintendência Regional e assessores participaram, em Poços de Caldas/MG, do Seminário do Planejamento Estratégico 2020/2021 da Sicredi UniEstados.

Foram dias intensos de aprendizado com palestras técnicas com profissionais do Sistema Sicredi e convidados, dinâmicas, atividades práticas, apresentação de novas ferramentas e construção colaborativa, envolvendo o planejamento estratégico e o financeiro.

Acompanharam todo o evento o Vice-presidente Luis Caramori, o Diretor Executivo Elisandro Luis Marmentini, o Diretor de Operações Jaime Testolin e o encerramento foi feito pelo Presidente da Sicredi UniEstados, Adelar José Parmeggiani.

Segundo o Diretor Executivo da Sicredi UniEstados, Elisandro Luis Marmentini, o Planejamento Estratégico da Sicredi UniEstados é construído de forma bem colaborativa, com a participação dos delegados de núcleos, conselheiros e agências. Conforme explica, o processo inicia com o Conselho de Administração definindo as diretrizes e o que é importante para o crescimento da cooperativa. Depois disso, é realizado um trabalho com os delegados de núcleos, que são os representantes dos associados, ouvindo as necessidades e como eles percebem quais os rumos que a cooperativa deve tomar. Para aprimorar o processo, esse ano ainda foi realizada uma pesquisa junto aos colaboradores para ouvir o que eles entendem em relação ao crescimento, desenvolvimento, e aquilo que, por vezes, dificulta o trabalho nas agências, para um melhor atendimento aos associados.

Diretores, Vice-presidente, Gerente Regional

Foco nas pessoas:

Também é realizado um trabalho pela equipe da Superintendência Regional, de análise de números e de mercado, com estimativa com relação a crescimento e desenvolvimento. Os gerentes de agências participam com as necessidades locais. “Com a participação de todos vamos construindo o presente e o futuro da nossa cooperativa”, reforça Marmentini. Depois dessa construção e a validação do Conselho de Administração, as equipes das agências junto aos colaboradores e delegados de núcleos trabalham os planos de ação, para atingir os objetivos traçados, especialmente para fazer o Sicredi se aproximar cada vez mais dos associados e das comunidades onde está presente. 

Dentre os direcionamentos apresentadas, para 2020/2021, está o processo de expansão da Sicredi UniEstados, estando prevista a abertura de oito novas agências, especialmente em Santa Catarina e Minas Gerais. Conforme o Diretor Elisandro, existe um olhar especial para as necessidades do associado, visando um relacionamento próximo, ágil e simples. Também há um foco grande nas equipes de trabalho, preparando-as para um atendimento de excelência.M

Minas Gerais:

Após os três dias de construção do Planejamento, a equipe realizou visitas em Andradas/MG, onde conheceu uma fazenda de produção de café e de rosas, e visitou a cidade de Jacutinga/MG, que será o próximo município mineiro a receber uma agência da Sicredi UniEstados. Todos foram recebidos por uma comitiva da Prefeitura Municipal. Durante a visita, o Presidente Adelar Parmeggiani, juntamente com os Diretores Elisandro Marmentini e Jaime Testolin, o Gerente Regional de Desenvolvimento Jean Cezne e o Gerente da Agência de Jacutinga, Jonas Torcatto, assinaram o contrato para instalação de um relógio de praça no município, que será um meio de levar informações para a comunidade sobre temperatura, hora e soluções financeiras do Sicredi.

Fonte: Comunicação Sicredi

Veja agora

Departamento Municipal de Cultura de Herval d’Oeste celebra 30 anos com Mostra Cultural

No dia 19 de novembro, o Departamento Municipal de Cultura de Herval d’Oeste realizou um …